Waack: Lula perde com Maduro ganhando

Ditaduras como a da Venezuela fazem o que ditaduras fazem: mentem, corrompem, roubam, provocam miséria e pobreza. Elas usam um simulacro de regime eleitoral para se manter no poder, um poder que não abandonam pelo voto. É o que a ditadura de Nicolás Maduro está fazendo agora.

Ditaduras como a da Venezuela são ditaduras porque não respeitam os princípios básicos da democracia, tais como direitos humanos, liberdade do indivíduo e igualdade perante a lei. Daí resulta uma outra questão: não há boas ou más ditaduras, dependendo de qual padrão ideológico obedecem. Existem ditaduras.

A reação aos truques sujos de uma ditadura, como acontece agora na Venezuela, revela muito sobre o apego de pessoas, organizações, instituições e governos aos princípios que uma ditadura despreza.

Há um limite entre manter relações formais com vizinhos sob o jugo de uma ditadura e apoiar, elogiar, conceder e tentar passar pano para uma ditadura, pois o ditador é amigo que pertence a uma corrente política.

O Brasil fez esse tipo de escolha em relação a Nicolás Maduro e colocou-se numa péssima posição. Lula achava que perderia se Maduro perdesse. Agora percebe que perde com Maduro ganhando.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Fiéis fazem guerra de foguetes em celebração de Páscoa na Grécia

Moradores da cidade de Vrontados, na ilha grega de Quios, celebraram a Páscoa Ortodoxa com…

Em 95, juiz que usava nome falso disse ser descendente de nobres britânicos

Em entrevista concedida ao jornal “Folha de S.Paulo” em dezembro de 1995, logo após ter…

Regiões Norte e Nordeste têm alerta laranja para chuvas intensas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (20) um alerta laranja –de perigo–…