Momentos antes do acidente do voo da Jeju Air, que matou 179 pessoas, um passageiro a bordo enviou uma mensagem de texto para um amigo afirmando que um pássaro atingiu o avião, segundo mensagens compartilhadas na mídia sul-coreana, incluindo a afiliada da CNN, JTBC.
“Espere um minuto… não podemos pousar porque um pássaro (ou pássaros) ficou preso em nossa asa”, escreveu neste domingo (29), por volta das 9h (horário local) em uma plataforma de mensagens coreana, KakaoTalk.
“Quando?”, perguntou a outra pessoa.
“Agora mesmo… Devo deixar minhas últimas palavras?”, respondeu o passageiro, antes que o contato fosse perdido.
Oficiais de incêndio locais e especialistas em aviação dizem que algum tipo de mau funcionamento do trem de pouso era provável, e o piloto também fez um chamado de socorro logo após a torre de controle alertar sobre pássaros na área, mas a investigação oficial do acidente pode levar anos.
Especialistas pediram às autoridades locais, que estão enfrentando demandas por respostas de entes queridos dentre os mortos no desastre da aviação, que não especulem sobre a causa até que mais informações estejam disponíveis.
Pior acidente aéreo em décadas
Pelo menos 179 pessoas morreram em acidente de avião na Coreia do Sul no sábado (28), segundo autoridades locais de bombeiros e resgate.
Este é o pior desastre aéreo do país em décadas. Duas pessoas sobreviveram, ambos tripulantes.
O avião da Jeju Air transportava 175 passageiros e seis tripulantes quando fez uma aterrissagem forçada no aeroporto do condado de Muan. Todos a bordo eram sul-coreanos, exceto dois cidadãos tailandeses.