A votação para o segundo turno das eleições municipais de 2022 está marcada para o próximo domingo (27). Esta, que ocorrerá em 51 cidades por todo o país, traz uma novidade significativa: a unificação do horário de votação. Sendo assim, o horário a ser observado por todos os eleitores, independentemente de sua localização geográfica, será o de Brasília, ou seja, das 8h às 17h.
Assim como foi determinado no primeiro turno, realizado em 6 de outubro, a adoção do horário de Brasília tem o objetivo de centralizar a coleta de votos. Isso significa que os eleitores de quatro capitais, Campo Grande, Cuiabá, Manaus e Porto Velho – cidades que possuem fusos horários diferentes do de Brasília – devem estar atentos aos seus locais de votação que estarão abertos das 7h às 16h, horário local, uma hora antes do horário da capital federal.
Outro ponto de destaque é o início da apuração dos votos que coincidirá com o encerramento da votação, precisamente às 17h, seguindo o horário de Brasília. Importante ressaltar que os eleitores que ainda estiverem na fila nesse horário terão assegurado o seu direito ao voto.
Esta é uma mudança significativa, sendo a primeira vez que uma eleição municipal é organizada com horário unificado em todo o Brasil. Apesar de ser algo novo para as eleições municipais, este é um procedimento que foi testado e implementado durante as eleições gerais de 2022.
Para a disputa das prefeituras, o segundo turno será realizado em 15 capitais e em outros 36 municípios do país, mobilizando cerca de 33 milhões de eleitores aptos a votar. Esta unificação de horários representa um passo importante no aperfeiçoamento da logística eleitoral, ressaltando a necessidade de participação de todos na consolidação da democracia.