A segunda fase do vestibular da Unesp (Universidade Estadual Paulista) 2025 aconteceu nos dias 8 e 9 de dezembro. Dos 32 mil candidatos convocados para esta etapa, 10% se ausentou no primeiro dia e 11,5% no segundo dia.
O exame aconteceu em 35 cidades, sendo 31 no estado de São Paulo. O restante foi em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), e Uberlândia (MG).
As cidades que tiveram maior presença foram Araraquara (93,2% no primeiro dia e 91,7% no segundo dia) e Piracicaba (93,3% no primeiro dia e 91,7% no segundo dia). A cidade de Rosana ainda se destacou no primeiro dia, com 94,8% de presença no primeiro dia, mas a participação caiu para 81,0% no segundo dia.
Campo Grande (MS) teve a menor taxa de presença, com apenas 74,5% em ambos os dias.
Segunda fase da Unesp 2025
As provas do primeiro dia foram de ciências humanas e sociais aplicadas (história, geografia, filosofia e sociologia); ciências da natureza e suas tecnologias (biologia, química e física) e matemática e suas tecnologias.
No segundo dia, os candidatos fizeram as provas de linguagens e suas tecnologias (língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte) e a redação. Neste ano, o tema foi “Medicalização da vida: a quem interessa?”
Nas redes sociais, os internautas se dividiram entre entre críticas sobre o tema da redação e teve até quem disse que se sentiu um “impostor” ao escrever justamente porque toma medicação.
Fuvest 2025: como fazer uma boa resposta dissertativa na segunda fase