Marque em suas agendas o mês de dezembro, pois a cidade de Uberlândia, Minas Gerais, irá sediar o aclamado Campeonato Mundial de Clubes de vôlei masculino. Este anúncio foi feito pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB, na sigla em francês) e marca a retomada do Brasil como anfitrião do evento após um hiato de dois anos.
A competição ocorrerá na Arena Sabiazinho, de 10 a 15 de dezembro. Esse será um evento histórico para a cidade, pois é a primeira vez que Uberlândia recebe esse torneio, tento a honra de hospedar a 19ª edição do Mundial.
Ao todo, a competição contará com oito equipes da elite do vôlei mundial. Os donos da casa terão representantes de peso: Praia Clube e o conceituado Cruzeiro. A competição seria originalmente realizada na Índia, mas o país decidiu não sediar o evento.
Além das equipes brasileiras, o torneio contará com a participação de outros sete times, vindos de diferentes partes do globo. A Itália marcará presença com os clubes Trentino e Lube Civitanova, enquanto a Argentina estará representada pelo Ciudad Voley. Do continente asiático, o Irã enviará Fooland Sirjan e Shahdab Yazd e, por último, o Egito estará na disputa com o Al Ahly SC.
O Brasil tem um histórico significativo com o Mundial de Clubes. O país já recebeu oito vezes o torneio, sendo a última vez na cidade de Betim (MG), em 2022. Detalhes adicionais do torneio, como datas e horários dos jogos na fase de grupos, serão anunciados pela FIVB nos próximos dias.
Esse evento de grande envergadura vai proporcionar belas partidas e momentos memoráveis do vôlei. A preparação em Uberlândia está a todo vapor e todos estão ansiosos para ver como nossas equipes locais, Praia Clube e Cruzeiro, irão se sair na competição. Este é certamente um grande passo para o esporte e uma excelente oportunidade para trazer os holofotes internacionais para a cidade de Uberlândia.