O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tomou uma decisão importante para ajudar a garantir a segurança e a integridade das próximas eleições nas cidades de Manaus, Fortaleza e Caucaia. Em uma reunião realizada na terça-feira (22), o tribunal aprovou o envio de militares federais para auxiliar na segurança dos locais de votação durante o segundo turno das eleições municipais.
Esses soldados das Forças Armadas serão encarregados de proteger a segurança do pleito nessas três cidades, garantindo que os eleitores possam votar de maneira livre e justa. A medida não é sem precedentes, pois o TSE já havia aprovado ações semelhantes para as eleições do primeiro turno em 12 outros estados brasileiros.
A decisão de recorrer a militares federais é tomada quando a Justiça Eleitoral recebe informações indicando a insegurança para a realização das eleições com o efetivo policial local. Nesses casos, o Ministério da Defesa fica responsável pela logística da operação.
No próximo domingo, espera-se que 33,9 milhões de eleitores de 15 capitais e 36 municípios voltem às urnas para o segundo turno das eleições para prefeitura. Vale ressaltar que não há segundo turno para a disputa ao cargo de vereador.
O envio de tropas federais representa um passo importante para garantir a segurança dos eleitores e a normalidade das eleições nas três cidades afetadas. O Tribunal Superior Eleitoral está claramente levando a sério sua responsabilidade de preservar a integridade das eleições municipais de 2020, demonstrando um compromisso contínuo com a democracia no Brasil.