Trump diz esperar visita de Xi Jinping, mas não informa previsão

O presidente dos EUA, Donald Trump, falou na quarta-feira (19) que esperava que o presidente chinês Xi Jinping visitasse os Estados Unidos, porém não deu previsão para o encontro acontecer.

Trump comentou a repórteres no Air Force One e disse que “é possível” que EUA e China tenham um novo acordo comercial.

Uma conversa ou interação entre Xi e Trump é vista como crucial para um possível alívio ou atraso das tarifas comerciais.

“Teremos, no final das contas, o presidente Xi, teremos todos vindo (para os EUA)”, disse Trump enquanto também falava sobre outros líderes visitando os Estados Unidos.

Xi viajou pela última vez ao país em novembro de 2023, em sua quinta visita aos americanos como presidente chinês, para uma cúpula com o então presidente Joe Biden, resultando em acordos para retomar as comunicações militares e conter a produção de fentanil.

Trump e Xi conversaram pouco antes do republicano assumir o cargo em 20 de janeiro e discutiram questões como TikTok, comércio e Taiwan.

O republicano relatou a repórteres na quarta-feira (19) que estava falando com a China sobre o TikTok enquanto os Estados Unidos buscam intermediar a venda do aplicativo de propriedade da empresa chinesa ByteDance.

O presidente americano afirmou na semana passada que também havia falado com Xi desde que assumiu o cargo, mas não ofereceu detalhes sobre os tópicos dessa conversa.

O Ministério das Relações Exteriores da China não comentou diretamente sobre as falas de Trump naquele dia e, em vez disso, encaminhou os repórteres para uma ligação “agendada” entre os líderes, antes do republicano assumir o cargo.

Washington e Pequim têm relações tensas há anos por diferenças que vão desde tarifas comerciais e segurança cibernética até TikTok, Taiwan, Hong Kong, direitos humanos e as origens da COVID-19.

Donald Trump também falou a repórteres que poderia fazer um acordo com a Rússia sobre a guerra na Ucrânia.

“Podemos fazer um acordo com a Rússia para impedir a matança“, pontuou Trump, acrescentando que achava que os russos queriam ver a guerra acabar.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

“Cérebro bem preparado é prevenção para Alzheimer“, diz neurologista

O professor-titular de Neurologia da Universidade de São Paulo (USP), Ricardo Nitrini, falou sobre a…

Lula vai a casamento de neto em cidade de 10 mil habitantes em SP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compareceu, neste sábado (19), ao casamento de…

Governo Trump avalia como “muito bom“ progresso nas negociações com o Irã

O governo Trump expressou otimismo com a segunda rodada de negociações de alto nível sobre…