Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Trocas em ministérios resolvem problemas do governo? Assista a “O Grande Debate“

A jornalista e ex-senadora Ana Amélia Lemos e o advogado Vitor Marques discutiram, nesta segunda-feira (6), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se a troca de comando nos ministérios pode ajudar a sanar problemas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Como apurou a âncora da CNN Tainá Falcão, Lula deve confirmar uma mudança nos próximos dias para a vaga de ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) —  o publicitário Sidônio Palmeira no lugar do atual ministro, Paulo Pimenta.

Enquanto isso, aliados do atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), defendem uma reforma ministerial mais ampla, com o intuito de resolver uma possível irregularidade interna do governo e melhorar a articulação política entre os Poderes.

Ainda segundo apuração da CNN, as primeiras trocas devem acontecer dentro do Palácio do Planalto e só depois serem estendidas para os ministérios.

Para Vitor Marques, as trocas de ministros parecem ter relação com as mudanças nas presidências da Câmara e do Senado, que também acontecem em fevereiro.

“Uma possível minirreforma ministerial tem mais a ver com essa mudança da Câmara e do Senado, que vai reorganizar as forças políticas e que exigirá uma composição que dê conta de seguir aprovando os projetos no Congresso Nacional”, disse Marques.

“Esse governo, por ser um governo de centro-esquerda, ele tem um desafio de ampliar a sua composição democrática rumo ao centro para se preparar para a eleição de 2026”, prosseguiu.

Já para Ana Amélia, as mudanças nas pastas podem resolver parcialmente os problemas, mas “não é o essencial”.

“O essencial é a proposta que o governo tem. Não adianta mudar o mensageiro e não mudar a mensagem”, disse a ex-senadora.

“Mudar a equipe ministerial terá significado político, para ajudar o governo, nas questões de relacionamento com o Congresso Nacional. Mas ela não resolve a percepção para a sociedade de um governo eficiente”, finalizou.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Terremoto de magnitude 6,9 atinge ​​a segunda maior cidade do Tibete, diz China

Um terremoto de magnitude 6,8 atingiu a segunda maior cidade do Tibete na manhã desta…

MPSP arquiva 17 das 22 investigações sobre mortes na Operação Escudo

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) arquivou 17 das 22 investigações que apuram as mortes provocadas por…

Guarda civil mata secretário dentro da prefeitura de Osasco (SP)

Um guarda civil municipal (GCM) atirou e matou, dentro da prefeitura de Osasco, na Grande…