Triunfo Paralímpico: Rosicleide Andrade garante a primeira medalha do judô brasileiro em Paris

Um momento histórico foi registrado na manhã desta quinta-feira (5) na Arena do Campo de Marte, em Paris, quando a brasileira Rosicleide Andrade – uma potiguar de espírito guerreiro – garantiu o bronze na categoria até 48 quilos da classe J1. Esta conquista é nada menos que a primeira medalha do judô brasileiro nos Jogos Paralímpicos de Paris.

A competição contou com oponentes de peso, entre eles a argentina Rocio Ledesma Dure, que foi derrotada por Rosicleide através de um ippon – a pontuação máxima em uma luta de judô. A vitória garantiu seu lugar entre os medalhistas e colocou o judô brasileiro na lista de honra dos jogos.

A classe J1, dedicada a atletas cegos totais ou com percepção de luz apenas, sem a capacidade de reconhecer o formato de uma mão a qualquer distância, viu Rosicleide ir além das limitações e se destacar entre os melhores.

“Estou muito feliz e ao mesmo tempo sem acreditar ainda. Eu fiz um ciclo paralímpico muito bom. No meu primeiro ciclo, consegui alguns títulos muito importantes, como o ouro no Parapan-americano, e agora sendo medalhista de bronze na Paralimpíada, em minha primeira Paralimpíada. Estou muito feliz e não consigo explicar ainda o que estou sentindo”, declarou a emocionada Rosicleide após a conquista.

Em uma nota infeliz, outro atleta da classe J1, o manauara Elielton Oliveira, teve a oportunidade de conquistar uma medalha nesta quinta-feira. No entanto, foi derrotado por ippon pelo indiano Kapil Parmar na disputa de bronze da categoria até 60 quilos.

Ainda assim, o dia foi de celebração para o judô brasileiro, com Rosicleide subindo ao pódio e levantando a bandeira do Brasil em solo francês. Sua vitória marcantes demonstra não só a tenacidade e resiliência dos atletas paralímpicos, mas também a força e a vitalidade do judô brasileiro na arena global.

VEJA MAIS

Após mortes em São Paulo, Senacon faz alerta sobre bebidas adulteradas

Uma nota técnica com recomendações urgentes aos estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas no estado de…

Aposta simples de Porto Alegre leva R$ 80 milhões na Mega-sena

Uma aposta simples feita em Porto Alegre acertou as seis dezenas do concurso 2.920 da…

Brasil leva 6 medalhas no 2º dia do Mundial de atletismo paralímpico

O segundo dia de provas no Mundial de atletismo paralímpico em Nova Déli, na Índia,…