Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Trami: A Devastadora Tempestade Tropical nas Filipinas Amplifica Alarmes Climáticos

A tempestade tropical Trami atingiu as Filipinas com uma violência assombrosa, deixando um rastro de morte e destruição em seu caminho. De acordo com o recente levantamento, o número de mortos subiu para 46 nesta sexta-feira (25), enquanto 20 pessoas ainda estão desaparecidas. O fenômeno climático alarmante que voltou as atenções globais à vulnerabilidade das Filipinas ao clima extremo, pode retornar ainda na próxima semana, agravando a situação do país.

Foram mais de 240 mil pessoas abrigadas em centros de acolhimento, 7.510 passageiros presos em portos, e 36 voos cancelados nesta sexta, conforme o relatado pelo governo. O presidente está mobilizando recursos de assistência para as áreas mais afetadas.

Segundo a defesa civil do país, as mortes e feridos foram majoritariamente consequência de deslizamentos de terra, inundações e outros incidentes relacionados à tempestade. A região central de Bicol, que foi alvo de chuvas torrenciais e sofreu consideravelmente, é uma das áreas que o presidente promete enviar a ajuda.

O centro da tempestade tropical Trami, também conhecida como Kristine, atingiu a ilha de Luzon na quinta-feira, com ventos que alcançaram a intensidade de quase 100 quilômetros por hora. Autoridades locais relataram que choveu o equivalente a dois meses em apenas um dia.

A previsão da agência meteorológica é que a tempestade Trami permaneça sobre o Mar do Sul da China nesta sexta-feira, movendo-se em direção ao Vietnã. Contudo, existe a possibilidade deste fenômeno retornar e permanecer próximo à costa na próxima semana. A causa seria a presença de dois outros fenômenos climáticos próximos, que estão interferindo em sua trajectória.

Estes recentes eventos climáticos são um lembrete urgente das ameaças que o extremo clima tropical representa para países de localização vulnerável, como as Filipinas. As autoridades, além da mobilização imediata, devem buscar também intensificar os esforços em planejamentos de longo prazo para defesa e adaptação contra estes fenômenos climáticos cada vez mais frequentes e destrutivos.

VEJA MAIS

Registros de ocorrências caem mais de 30% durante Réveillon no RJ

Registros de ocorrências relacionados ao Réveillon caíram em todo o estado do Rio, de acordo…

Centro Olímpico de BMX do Parque Radical de Deodoro é reinaugurado

As obras de recuperação do Centro Olímpico de BMX do Parque Radical de Deodoro foram…

Fatec 2025: veja 10 provas anteriores para estudar

O vestibular para as Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo) será no…