Tradicional Lavagem da Madeleine celebra a cultura brasileira em Paris

De 13 a 15 de setembro, Paris se ilumina com as cores vibrantes e sons cativantes da cultura brasileira durante a 23ª edição da Lavagem da Madeleine, um evento já considerado uma tradição na cidade. Considerada a maior e mais importante celebração afro-brasileira na Europa, a festa é organizada por Roberto Chaves e conta com a presença de brasileiros, franceses e pessoas de diversas nacionalidades.

Os atabaques ditam o ritmo da celebração, enquanto participantes se unem em uma profunda imersão na cultura do Brasil através de diversas expressões artísticas como a música, a dança e a espiritualidade. O auge da festividade ocorre em 15 de setembro quando ocorre o grande desfile pelas principais ruas de Paris, partindo da Praça da República.

No ano passado, a celebração atraiu um público de aproximadamente 60 mil pessoas, e neste ano espera-se um número ainda maior de participantes. Para Chaves, a lavagem é mais do que uma simples festividade, representando uma resistência e uma mensagem de luta. O evento tornou-se ao longo do tempo uma janela do Brasil para o mundo, mostrando nossa história, gastronomia, música, religiosidade e sistema de crenças.

Neste ano particular, a programação inclui um show com a cantora Karla de Souza e workshops de dança afro-brasileira e zumba-axé, sob a orientação dos renomados professores Dimi Ferreira e Siddy Fit. O cantor Carlinhos Brown será o responsável pelo trio elétrico, seguido por várias alas compostas por diversos grupos de música e dança.

À parte do desfile, o filme Madeleine à Paris”, da cineasta Liliane Mutti, será exibido, retratando a celebração afro-brasileira e seu criador. A festividade tem atraído a atenção do mundo todo, incluindo a do ator Vincent Cassel, que fará uma participação especial neste ano.

Inspirada na famosa Lavagem do Bonfim de Salvador, a Lavagem da Madeleine se encerra com a lavagem das escadarias da Igreja de Madeleine. Através dos anos, a celebração tem atraído artistas de renome, como Caetano Veloso, Margareth Menezes e Daniela Mercury. Agora, faz parte da programação oficial da Prefeitura de Paris e da Rota dos Escravizados da Unesco, marcando e preservando a memória relacionada a esse período histórico. O evento é patrocinado pela Cateno Gestão de contas de pagamento S/A, pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia e pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).

VEJA MAIS

Pesquisa mostra influência de eventos climáticos em surto de oropouche

Os eventos climáticos são os principais responsáveis pela explosão de casos de febre oropouche, de…

Deputado pede que PGR investigue asilo à ex-primeira-dama do Peru

O deputado federal Sanderson (PL-RS) oficiou a Procuradoria-Geral da República (PGR) na quinta-feira (17) para…

EUA planejam retirar cerca de metade de suas tropas da Síria

Os EUA planejam retirar cerca de metade de suas tropas da Síria nos próximos meses…