Em uma noite de muitas emoções no estádio do Maracanã, o Fluminense conseguiu superar o Grêmio na disputa de pênaltis, com o placar final de 4 a 3, em confronto que ocorreu nesta terça-feira (20). Este resultado garantiu ao Tricolor das Laranjeiras uma vaga nas quartas de final da Copa Libertadores.
O empate em 2 a 2 no tempo regulamentar exigiu um desempate, onde a estrela do goleiro Fábio brilhou, realizando duas defesas fundamentais. O Fluminense, impulsionado por uma torcida fervorosa que marcou presença em grande número, devolveu o placar de 2 a 1 que beneficiou a equipe gaúcha no primeiro jogo.
A equipe carioca iniciou a partida impondo ritmo, pressionando o Grêmio, que começou a disputa com uma formação defensiva mais cautelosa, mostrando cinco homens na retaguarda. A intensidade do Fluminense foi rapidamente recompensada, marcando o primeiro gol aos 13 minutos do primeiro tempo, com o zagueiro Thiago Silva aproveitando o preciso cruzamento de Arias em uma cobrança de escanteio.
O time comandado por Mano Menezes manteve seu domínio em campo, aumentando a vantagem aos 27 minutos através de outro lance de bola parada. Após um desvio de bola no braço de Dodi, dentro da área, o árbitro marcou pênalti com o auxílio do VAR (árbitro de vídeo). Arias foi o responsável pela cobrança e não perdoou, marcando o segundo gol para a equipe das Laranjeiras.
O Grêmio, por sua vez, não abaixou a cabeça e, após algumas tentativas, conseguiu marcar com o atacante Gustavo Nunes aos 30 minutos do segundo tempo, após um belo passe de Monsalve. Contudo, apesar dos esforços do time gaúcho, o Fluminense manteve o placar até o fim do tempo regulamentar.
Na disputa de pênaltis, o meia Paulo Henrique Ganso perdeu a primeira cobrança para o Fluminense, aumentando a tensão do confronto. No entanto, o goleiro Fábio, se destacou ao fazer duas defesas cruciais, assegurando a classificação do Fluminense para a próxima fase da Copa Libertadores, para alegria da torcida Tricolor.