STF Ressume Análise da Legalidade do Trabalho Intermitente

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou na última sexta-feira um julgamento de grande importância para o mercado de trabalho brasileiro: a validação da modalidade de trabalho intermitente. Esse modelo de contrato foi inserido na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) através da reforma trabalhista de 2017 e seu julgamento foi interrompido em 2020. Espera-se agora que o veredicto seja concluído até o dia 13 de setembro.

O julgamento, que é realizado em sessão virtual, envolve três processos distintos, todos relacionados ao mesmo tema. Até o momento da última atualização, o placar da votação estava em 3 a 2 em favor da validade do trabalho intermitente. Os ministros Nunes Marques, Alexandre de Moraes e André Mendonça votaram a favor, enquanto o relator, ministro Edson Fachin, e a ministra Rosa Weber votaram contra, considerando a modalidade inconstitucional.

A principal reclamação contra o trabalho intermitente é que ele promove a precarização das relações de trabalho e o pagamento de salários abaixo do mínimo. Alguns argumentam ainda que a modalidade dificulta a organização coletiva dos trabalhadores. Por outro lado, os defensores destacam que o trabalho intermitente oferece maior flexibilidade para empresas e trabalhadores.

De acordo com a reforma trabalhista, o trabalhador contratado nessa modalidade recebe pagamento proporcional às horas ou dias trabalhados, incluindo direitos como férias, FGTS e décimo terceiro salário. O contrato deve estipular o valor da hora de trabalho, que não pode ser inferior ao salário mínimo ou à remuneração dos demais empregados que exerçam a mesma função. O empregado deve ser convocado com, no mínimo, três dias corridos de antecedência e, no período de inatividade, pode prestar serviços a outras empresas.

É importante destacar que o resultado dessa votação poderá trazer grande impacto para a organização do mercado de trabalho no país e para a rotina de várias empresas e trabalhadores.

VEJA MAIS

Após mortes em São Paulo, Senacon faz alerta sobre bebidas adulteradas

Uma nota técnica com recomendações urgentes aos estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas no estado de…

Aposta simples de Porto Alegre leva R$ 80 milhões na Mega-sena

Uma aposta simples feita em Porto Alegre acertou as seis dezenas do concurso 2.920 da…

Brasil leva 6 medalhas no 2º dia do Mundial de atletismo paralímpico

O segundo dia de provas no Mundial de atletismo paralímpico em Nova Déli, na Índia,…