STF Autoriza Orçamento Emergencial para Combate a Incêndios Florestais

Nos últimos anos, o Brasil tem enfrentado uma intensificação dos incêndios florestais que atingem cerca de 60% do território nacional. Nesse contexto, o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, decidiu intervir de maneira efetiva, autorizando a emissão de créditos extraordinários fora dos limites fiscais para o combate às chamas até o fim do ano. Essa decisão, além de agir no enfrentamento imediato do problema, modela os gastos semelhantes aos adotados durante a pandemia da Covid-19.

Com a autorização dada por Dino, o governo federal poderá enviar ao Congresso Nacional medida provisória (MP) contendo o valor do crédito a ser destinado para este fim. Embora, por definição, os créditos extraordinários estejam fora da meta de déficit primário e do limite de gastos do atual arcabouço fiscal, a ação de Dino evita que os gastos voltem a ficar dentro das limitações, caso o Congresso não aprove a MP ou o texto perca a validade.

Dino foi ainda além ao flexibilizar a regra para a manutenção e contratação de brigadistas temporários. Isso significa que, até o fim do ano, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) não precisarão esperar três meses para recontratar os brigadistas com contrato encerrado. Assim, a recontratação desses profissionais, que já possuem treinamento e conhecem bem os territórios em que atuam, poderá ser feita imediatamente, contribuindo para um combate mais eficiente aos incêndios.

Além disso, na decisão que totaliza 40 páginas, Dino determinou o uso do Fundo para Aparelhamento e Operacionalização das Atividades-Fim da Polícia Federal (Funapol), com o objetivo de mobilizar ainda mais recursos. Isso permitirá que a Polícia Federal possa tratar inquéritos sobre queimadas e incêndios como prioridade. O Ministro exigiu, ainda, que qualquer obstáculo às medidas seja reportado diretamente a ele.

Esta é uma decisão sem precedentes que simboliza um firme passo em direção à proteção do meio ambiente. É uma ação com grande potencial para mitigar os devastadores efeitos dos incêndios florestais no Brasil, protegendo não só a biodiversidade, mas as comunidades que dependem desses ecossistemas para sobreviver. É uma iniciativa que reflete o reconhecimento da situação crítica em que nos encontramos e a necessidade urgente de ação.

VEJA MAIS

Após mortes em São Paulo, Senacon faz alerta sobre bebidas adulteradas

Uma nota técnica com recomendações urgentes aos estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas no estado de…

Aposta simples de Porto Alegre leva R$ 80 milhões na Mega-sena

Uma aposta simples feita em Porto Alegre acertou as seis dezenas do concurso 2.920 da…

Brasil leva 6 medalhas no 2º dia do Mundial de atletismo paralímpico

O segundo dia de provas no Mundial de atletismo paralímpico em Nova Déli, na Índia,…