Saiba quem é o cardeal que anunciará “Habemus Papam” após o conclave

Uma tradição marcante da Igreja Católica é o momento em que, após a apuração dos votos no conclave, um cardeal aparece diante da multidão de fiéis na Praça de São Pedro, no Vaticano, e anuncia “Habemus Papam” (latim para “Temos um papa”).

O encarregado dessa importante tarefa de anunciar para os 1,3 bilhão de católicos romanos no mundo a eleição de um novo pontífice é o chamado “cardeal protodiácono”.

No momento, esse cargo é ocupado pelo cardeal francês Dominique Mamberti. Se não for eleito papa no próximo conclave, é ele quem anunciará as famosas palavras na varanda central da Basílica de São Pedro.

O que é o cargo “cardeal protodiácono”?

Para se entender o cargo de um cardeal protodiácono, é necessário entender a estrutura da Igreja Católica Romana.

Os cardeais são alto dignitários da Igreja que assessoram o papa em diversas competências do trabalho cotidiano no Vaticano.

“Eles são considerados, na diplomacia, como “príncipes da Igreja”. A etimologia do termo ‘cardeal’ encontra-se no latim cardo/cardinis, em português ‘gonzo’ ou ‘eixo’, algo que gira, neste caso, em torno do papa”, explica o monsenhor André Sampaio de Oliveira, da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

“Existem três tipos ou ordens de cardeais: os cardeais-bispos, cardeais-presbíteros e cardeais-diáconos”, acrescentou Oliveira, que é doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana, com sede em Roma.

À CNN, Filipe Domingues, especialista em Vaticano e doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Gregoriana, explica que essa divisão interna no Colégio dos Cardeais institui uma espécie de hierarquia.

“Historicamente os cardeais eram homens membros da Igreja, da cidade de Roma. Alguns eram bispos, alguns eram padres presbíteros e alguns eram diáconos. Então, existe essa divisão pelo grau da ordenação”, acrescentou.

Atualmente, são mais de 200 cardeais do mundo inteiro que fazem parte do Colégio Cardinalício.

“O cardeal protodiácono é o cardeal mais antigo da ordem dos diáconos. Ou seja, é aquele que há mais tempo foi nomeado entre os cardeais dessa ordem”, disse Domingues.

O especialista destaca que o protodiácono possui uma série de funções ao longo dos anos, mas a principal, em uma situação de conclave, é ser quem faz o grande anúncio da eleição do novo papa e o nome escolhido pelo novo pontífice.

“Todo o conclave é organizado dessa forma. Já é definido pelo cargo quem faz o quê. É para evitar ter que eleger na hora todas essas funções”, afirma.

O cardeal protodiácono também é o responsável por colocar o pálio sobre os ombros do novo papa.

“O pálio é uma faixa de lã de ovelha que representa o ministério de um bispo. Um bispo ligado aos apóstolos – especialmente o apóstolo Pedro nesse caso. O papa como bispo de Roma. Ele é o centro de unidade da Igreja. Alguém tem que colocar esse símbolo de pastoreio do papa e é o cardeal protodiácono que faz isso”, acrescenta Domingues.

Se o próprio protodiácono for eleito papa, o segundo cardeal mais antigo da ordem dos diáconos é quem realizará esses trabalhos.

O papa Francisco com o Pálio ao redor do pescoço celebra a Santa Missa na Basílica de São Pedro na Cidade do Vaticano, Vaticano, em 29 de junho de 2016. O pálio, um xale de lã que simboliza o vínculo entre os arcebispos metropolitanos e o papa, é uma vestimenta eclesiástica na Igreja Católica.
O papa Francisco com o Pálio ao redor do pescoço celebra a Santa Missa na Basílica de São Pedro na Cidade do Vaticano, Vaticano, em 29 de junho de 2016. O pálio, um xale de lã que simboliza o vínculo entre os arcebispos metropolitanos e o papa, é uma vestimenta eclesiástica na Igreja Católica. • Giuseppe Ciccia/NurPhoto via Getty Images

Quem é o atual cardeal protodiácono?

O atual cardeal protodiácono é o cardeal francês Dominique Mamberti.

De acordo com a biografia disponibilizada pela Sala de Imprensa da Santa Sé, Mamberti nasceu em 7 de março de 1952 em Marrakech, em Marrocos, filho de pais franceses que retornaram à sua terra natal logo após o nascimento.

O cardeal e arcebispo francês Dominique Mamberti participa das visitas de cortesia no Palácio Apostólico em 14 de fevereiro de 2015 na Cidade do Vaticano, Vaticano.
O cardeal e arcebispo francês Dominique Mamberti participa das visitas de cortesia no Palácio Apostólico em 14 de fevereiro de 2015 na Cidade do Vaticano, Vaticano. • Franco Origlia/Getty Images

“Ele estudou Direito Público e Ciência Política. Depois de entrar no Pontifício Seminário Francês em Roma, foi ordenado padre em 20 de setembro de 1981 para a Diocese de Ajaccio, Córsega”, afirma o Vaticano.

“Ele se formou em Direito Canônico e começou a estudar na Pontifícia Academia Eclesiástica. Ele entrou para o serviço diplomático da Santa Sé em 1º de março de 1986”, completou.

Mamberti foi proclamado cardeal pelo papa Francisco no consistório de 15 de fevereiro de 2015.

Entenda como funciona o conclave que escolhe o papa da Igreja Católica

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Trump busca redesenhar setor financeiro global, diz economista-chefe do IIF

As tarifas de Donald Trump geraram uma onda de incerteza e desconfiança ao redor do…

Show de Lady Gaga leva 2,1 milhões de pessoas para Copacabana

A praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, presenciou na noite de sábado (3) e…

Dr. Kalil: Veja os tipos de diagnósticos e testes para o Alzheimer

O diagnóstico da doença de Alzheimer envolve uma série de etapas e exames, conforme explicado…