O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta sexta-feira (4), os resultados definitivos do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira – o Revalida 2024/2. Disponível no Sistema Revalida, os candidatos têm a oportunidade de revisar as avaliações, além de acessar pareceres sobre os recursos interpostos às questões objetivas e a versão final do gabarito.
Este relatório enfocará os detalhes desse anúncio e aprofundará o contexto geral do Revalida. O exame é uma etapa fundamental para os médicos que formados em instituições estrangeiras poderem exercer legalmente sua profissão no Brasil, dentro do escopo do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o Inep, não só as notas finais estão disponíveis, as notas provisórias da prova discursiva também estão acessíveis, juntamente com o padrão de respostas definitivas. Há ainda tempo para os candidatos interporem recursos, com o período sendo encerrado na terça-feira, 8 de outubro.
O processo desse ano incorporou algumas diferenças se comparado às edições anteriores. Desta vez, os participantes tiveram um período específico, de 28 de agosto a 1º de setembro, para apresentar os documentos comprobatórios de conclusão do curso. Em adição às notas, foram divulgados os resultados referentes a essa documentação na última sexta-feira.
O exame deste ano, que ocorreu no dia 25 de agosto, contou com um total de 12.962 candidatos – o que representa 93% das inscrições. A dois passos – teórico e prático, o Revalida abrange as cinco principais áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina da família e comunidade (saúde coletiva).
Seu principal objetivo é avaliar habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Considerado fundamental para garantir padrões de qualidade e segurança para os pacientes, o Revalida promove um papel essencial na integração de médicos estrangeiros ao cenário de saúde brasileiro.
Os resultados serão decisivos para a carreira de muitos profissionais da saúde e espera-se que o anúncio final seja divulgado em 25 de outubro.