Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Rede social X encerra operações no Brasil: um embate com o STF

A controversa rede social X, que substituiu o Twitter, confirmou o encerramento dos seus escritórios no Brasil, após um conflito com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Essa decisão, anunciada no sábado (17), seguiu-se ao suposto descumprimento de uma decisão judicial atribuída a Moraes pela empresa de tecnologia.

A rede social se viu envolta em controvérsias após se recusar a bloquear determinados perfis e contas, em relação a um inquérito da Polícia Federal (PF) que investiga a obstrução de investigações de uma organização criminosa e a incitação ao crime. De acordo com um suposto despacho que a X publicou, Moraes teria determinado uma intimação pessoal do representante da plataforma no Brasil por não acatar tal decisão.

Moraes teria sugerido que o representante da X no Brasil agiu de má-fé, evitando a intimação da decisão tomada no caso, o que levou a determinação de uma ordem de prisão e uma multa diária de R$20.000 contra a representante legal da plataforma no Brasil.

Apesar de encerrar suas operações físicas no Brasil, a rede social X garantiu a continuidade do serviço para os usuários brasileiros. Como resposta à situação, a empresa acrescentou que suas tentativas de interposição de recursos foram inúteis no STF e acusou Moraes de ameaçar a equipe da empresa.

Elon Musk, proprietário da plataforma, comentou a situação, afirmando que a decisão foi difícil, mas inevitável, visto que concordar com as supostas exigências de censura secreta (ilegal) e com a entrega de informações privadas ao ministro Moraes, teriam sido inaceitáveis.

Essa não é a primeira vez que Musk desafia o Judiciário brasileiro. Em abril deste ano, acusou Moraes de censura contra conteúdos publicados em sua plataforma. Especula-se que isso faça parte de uma estratégia da extrema-direita global para dificultar as investigações contra a suposta tentativa de golpe no Brasil ocorrida em 8 de janeiro de 2023.

Musk, proprietário da rede social X e de empresas de várias indústrias, da tecnologia espacial a veículos elétricos, é notório por sua militância política em diversos países, incluindo Bolívia, Venezuela, Brasil e Estados Unidos, onde campanha abertamente para Donald Trump. Recentemente, envolveu-se na crise de violência do Reino Unido com grupos de extrema-direita atacando imigrantes, no que Musk descreveu como inevitável guerra civil. Acusações têm sido levantadas de que a plataforma X tem impulsionado conteúdos anti-imigrantes.

VEJA MAIS

Gustavo Gómez revela interesse do Palmeiras em três jogadores paraguaios

O zagueiro Gustavo Gómez revelou que o Palmeiras fez consultas a ele sobre três jogadores paraguaios,…

Quem foi Hemetério dos Santos, o 1º professor negro registrado no Brasil

Hemetério José dos Santos, intelectual que viveu em meados do século 19 até início do…

Setor industrial dos EUA melhora em dezembro, mostra índice ISM

O setor industrial dos Estados Unidos ficou mais próximo de voltar a se expandir em…