O primeiro dia de reaplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o exame para pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa (o chamado Enem PPL) aconteceu nesta terça-feira (10). Durante a prova, os candidatos tiveram que produzir uma redação, cujo tema foi “Desafios para a valorização da arte de periferia no cenário cultural brasileiro”.
“A arte de periferia é uma expressão legítima, que tem um contexto com as vivências históricas e resistências das populações marginalizadas. Manifestações como rap, funk, grafite, teatro comunitário e outras formas artísticas representam a realidade de quem vive em contextos de vulnerabilidade”, disse Ademar Celedônio, diretor de ensino e inovações do SAS Educação.
À CNN, o educador comentou sobre a relevância do tema escolhido pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), ao abordar a desigualdade social, preconceito, necessidade de democratização da cultura no Brasil, incluindo as lutas de direitos e a “celebração da própria identidade”.
“Além disso, essa arte periférica tem contribuído de forma significativa para o cenário cultural do Brasil. Nomes como [os rappers] Emicida e Mano Brown [do grupo Racionais MC’s] trazem esse elemento para influenciar discussões amplas, principalmente sobre pertencimento, inclusão e racismo.”
De acordo com Celedônio, para criar uma redação nota mil, o candidato poderia discorrer sobre o preconceito e estigma social, a falta de recursos para apoiar esses artistas periféricos e a pouca visibilidade que eles têm.
“Acredito que houve movimentos de ampliação dessas políticas públicas muito importantes, como a Lei Aldir Blanc, que tem o protagonismo de artistas periféricos em plataformas digitais. No entanto, o desafio permanece especialmente em relação à continuidade dessas políticas, principalmente a luta contra preconceitos enraizados na nossa sociedade“, finaliza.
Quando saem as notas das provas e da redação?
O resultado final do Enem 2024, com as notas individuais de cada participante, incluindo a pontuação da redação, estará disponível no site do Inep dia 13 de janeiro de 2025.