Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Recuo na Prévia da Inflação Oficial de Agosto: Taxa Acumulada em 3,02%

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), serve como uma prévia para a inflação oficial e registrou um recuo para 0,19% em agosto deste ano. Comparado aos resultados prévios de julho deste ano (0,30%) e de agosto do ano passado (0,28%), a taxa é menor. As estatísticas foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na terça-feira (27).

Esse resultado significa que a taxa de inflação – IPCA-15 – acumulou um percentual de 3,02% nos primeiros oito meses deste ano. Ainda, a taxa acumulada nos últimos 12 meses foi de 4,35%. Esse indicador é menor do que a taxa acumulada de 4,45% registrada nos doze meses anteriores – de agosto de 2023 a julho deste ano.

Na prévia de agosto, oito em cada nove grupos de despesas pesquisados pelo IBGE tiveram aumentos nos preços. Os transportes se destacam com alta de 0,83%, sendo a principal influência no resultado do IPCA-15. Diversos itens contribuíram para esse aumento, dentre eles a gasolina (com alta de 3,33%), combustíveis (3,47%), etanol (5,81%), gás veicular (1,31%) e óleo diesel (0,85%).

Enquanto algumas despesas aumentaram, as relacionadas a alimentos foram a exceção, apresentando uma deflação de 0,8%, replicando a tendência do mês anterior, que registrou taxa de -0,44%. Esse fenômeno ocorreu mesmo em meio a alta inflação de 0,49% observada na refeição fora do domicílio. Os demais grupos de despesas tiveram taxas de inflação que variam desde 0,09% até 0,75%.

Diante desse cenário, observa-se uma variação heterogênea da inflação nos distintos grupos de despesas, que é influenciada por uma série de fatores tanto internos quanto externos, desde variações na demanda e oferta de produtos específicos até eventos globais que impactam o preço de commodities.

Isso indica a necessidade de políticas econômicas acuradas a fim de controlar a inflação e seus impactos, bem como atuar nas causas que alteram a trajetória dos preços. Portanto, o monitoramento sistemático dos preços pelos órgãos responsáveis, como o IBGE, as análises e projeções feitas a partir dessas informações são essenciais para a gestão eficiente da economia e o bem-estar da população.

VEJA MAIS

CNN Brasil fecha 2024 como vice-líder em alcance na TV paga e recorde em outras plataformas

A CNN Brasil alcançou 32 milhões de pessoas em 2024 no Pay TV, assegurando a…

Palmeiras quer manter Vitor Reis e transformá-lo no zagueiro mais caro do Brasil

O Palmeiras vê o assédio sobre Vitor Reis aumentar, mas não deve negociá-lo tão cedo. O planejamento…

Enem: 6 séries atuais para usar como repertório na redação

Um requisito da prova de redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é usar…