O Rio de Janeiro viveu um novo episódio de registros históricos relacionados ao clima nesta quinta-feira (12). A cidade marcou a maior temperatura do inverno deste ano, com os termômetros atingindo incríveis 41,1° Celsius às 13h35, na estação meteorológica de Guaratiba, zona oeste da cidade. Esse foi o segundo dia consecutivo em que esse recorde foi estabelecido.
O calor escaldante, no entanto, não foi o único fator a surpreender os cariocas neste dia. A umidade relativa do ar, geralmente bastante alta na capital fluminense, registrou seu menor índice do ano: apenas 10,3% às 15h25, uma marca preocupante que coloca a cidade em alerta para condições adversas de saúde e potenciais incêndios.
Esses dados são fornecidos pelo Sistema Alerta Rio, órgão de meteorologia que monitora as condições climáticas na Cidade Maravilhosa. Ainda segundo o Alerta Rio, a situação parece estar longe de mudar. Uma área de alta pressão deixará o céu da cidade com poucas nuvens e sem previsão de chuvas pelo menos até domingo (15). Nesse período, os ventos variarão entre fracos e moderados, geralmente mais intensos no período da manhã.
A temperatura máxima para sexta-feira (13) deve manter-se em torno dos 40°C, enquanto para o sábado (14), espera-se uma máxima em torno dos 39°C, com céu de parcialmente nublado a claro e ainda sem chuvas.
A previsão é de que o tempo comece a mudar no domingo (15), com a chegada de uma frente fria vinda do oceano, o que deve trazer consigo ventos mais fortes na direção Sudoeste. Isso fará com que a temperatura caia, alcançando uma máxima de 30°C.
Para a próxima segunda-feira (16), o cenário deve mudar. O céu ficará nublado e há previsão de chuva fraca e isolada a partir da tarde. A temperatura máxima ficará em torno dos 28°C e a mínima em 16°C, o que marcará o fim desse período de muito calor e pouca umidade, causando um suspiro coletivo de alívio entre os cariocas.