Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Prorrogação do prazo para alocação de recursos em campanhas de mulheres e negros para eleições municipais

Com objetivo de auxiliar na organização e planejamento das campanhas para as eleições municipais de outubro, houve uma mudança decisiva no calendário eleitoral. Foi estabelecida uma data limite, até o dia 8 de setembro, para a distribuição de recursos destinados a candidaturas femininas e de pessoas negras, resultado de uma reunião ocorrida nessa segunda-feira. Essa mudança, que resulta em pouco menos de um mês antes do primeiro turno, foi alcançada através de um consenso entre os representantes dos partidos envolvidos na eleição e a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ministra Cármen Lúcia.

Esse encontro foi essencial para conceder aos partidos mais tempo para distribuir as verbas, já que antes eles teriam até a sexta-feira subsequente (30) para efetuar a distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha e do Fundo Partidário. Agora, esse prazo diz respeito à liberação dos recursos nas contas nacionais dos partidos que, posteriormente, farão a distribuição aos candidatos.

Gleisi Hoffmann, a presidente do PT, afirmou em seu discurso a dificuldade para fazer o levantamento de todos os candidatos que serão beneficiados pelos repasses. O PT informou que aproximadamente 36% de suas candidaturas são femininas e que deve direcionar cerca de 30% de seus recursos para candidaturas negras. Além do PT, outros partidos como PL, MDB, PSOL, PSD e PSB estavam representados na reunião.

A disputa eleitoral deste ano contará com 240.587 candidatos negros, representando 52,7% das candidaturas. Existe uma importância histórica nesta representatividade, pois é a segunda vez na história que o número de candidatos negros supera o de brancos, que este ano somam 215.763 candidatos.

O primeiro turno das eleições ocorrerá no dia 6 de outubro. A segunda rodada está marcada para o dia 27 do mesmo mês em municípios com mais de 200 mil eleitores e nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingiu mais da metade dos votos válidos no primeiro turno.

VEJA MAIS

CNN Brasil fecha 2024 como vice-líder em alcance na TV paga e recorde em outras plataformas

A CNN Brasil alcançou 32 milhões de pessoas em 2024 no Pay TV, assegurando a…

Palmeiras quer manter Vitor Reis e transformá-lo no zagueiro mais caro do Brasil

O Palmeiras vê o assédio sobre Vitor Reis aumentar, mas não deve negociá-lo tão cedo. O planejamento…

Enem: 6 séries atuais para usar como repertório na redação

Um requisito da prova de redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é usar…