Em uma ação conjunta do Ministério da Cultura e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), foi anunciada a prorrogação do prazo de inscrições para a Bolsa de Retomada Cultural RS até o dia 16 de setembro. Com a extensão da data, a iniciativa visa alcançar o maior número possível de agentes culturais dos 95 municípios no estado do Rio Grande do Sul que se viram prejudicados pelas fortes chuvas e inundações ocorridas em abril e maio deste ano.
A decisão de prolongar a data de inscrições deve-se ao objetivo de proporcionar amplo alcance e permitir que mais agentes culturais tenham a chance de se inscrever. Como ressaltou a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a extensão do prazo é uma maneira de alcançar o maior número possível de agentes culturais que tiveram suas atividades prejudicadas nos municípios gaúchos”.
As inscrições podem ser realizadas diretamente no site do Ministério da Cultura, que direciona o usuário para o portal único do governo federal, o Gov.br. Os interessados devem preencher seus dados, escolher o curso de sua preferência e confirmar, através de uma autodeclaração eletrônica, que são agentes culturais e que as informações fornecidas são verdadeiras. É crucial destacar que existem penalidades civis e criminais aplicáveis caso haja informações mentirosas, além da necessidade de reembolso à União.
Após concluir os cursos oferecidos pelo IFRS, os agentes culturais recebem duas bolsas de R$2.250 cada. Existem sete cursos disponíveis na modalidade a distância, cada um com uma carga horária de 70 horas. O benefício será pago por meio do PIX, sendo necessário usar o CPF como chave.
Os cursos oferecidos pelo IFRS variam desde planejamento e gestão de eventos culturais, administração e gestão financeira para eventos, até marketing e comunicação digital na cultura e desenvolvimento pessoal e interpessoal para profissionais da cultura. Tudo isso para ampliar os conhecimentos e habilidades desses profissionais, permitindo uma retomada mais forte e resiliente do setor cultural no estado do Rio Grande do Sul.