Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Programa de pós leva pessoas negras para estudar em Harvard, MIT e mais; entenda

Um programa que busca ampliar o acesso de pessoas pretas, pardas e indígenas em pós-graduações oferecidas pelas universidades mais renomadas do mundo está com inscrições abertas até este domingo (15).

Chamado de Alcance Prep, o programa dá suporte técnico, acolhimento e ferramentas para ajudar os participantes aprovados no desenvolvimento de candidaturas competitivas.

As vagas são direcionadas a candidatos brasileiros que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas e tenham o objetivo de cursar mestrados em instituições como Harvard, MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), Oxford, Cambridge e outras universidades de destaque global.

“O Programa Alcance promove transformação ao preparar jovens negros e indígenas para ingressarem nas melhores universidades do mundo, fortalecendo a representatividade em espaços de liderança”, explica Wanderson Vitorino, head de projetos da organização.

“Ao impulsionar talentos com impacto social, o programa contribui para um Brasil mais diverso, justo e competitivo no cenário global.”

A seguir, entenda como funciona o projeto e as inscrições:

Equidade e impacto social

Segundo a organização, o Alcance Prep foi criado com o propósito de promover maior representatividade racial em universidades internacionais, historicamente frequentadas por poucos estudantes negros ou indígenas.

A iniciativa visa não apenas transformar a vida dos participantes e suas famílias, mas também criar líderes comprometidos com o desenvolvimento social e econômico do Brasil.

“Queremos formar um canal direto para que essas pessoas tenham acesso às oportunidades proporcionadas por uma pós-graduação no exterior, abrindo caminhos para um impacto significativo em suas comunidades e no país”, diz o edital do programa.

Como funciona

Com duração de dois anos, o programa será realizado de forma virtual entre 2025 e 2026. Durante esse período, os participantes poderão acessar uma série de recursos, incluindo:

Critérios e processo seletivo

Os interessados devem cumprir os seguintes pré-requisitos:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizadp;
  • Autodeclarar-se preto, pardo ou indígena;
  • Ter o objetivo de cursar mestrado em uma das universidades listadas no edital.

O processo de seleção inclui etapas eliminatórias, como inscrição, vídeo-entrevista, entrevista on-line, análise de documentos e uma conversa de alinhamento.

Inscrições e resultados

As inscrições devem ser realizadas pelo site oficial do programa até 15 de dezembro de 2024. O resultado final será divulgado até 3 de fevereiro de 2025.

5 formas de usar a nota do Enem: estudar em Portugal, ProUni e mais

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Hoje é Dia: Dia de Reis, Charlie Hebdo e Elvis Presley são destaques

Chegamos ao primeiro domingo de 2025 às vésperas do Dia de Reis (que ocorre amanhã,…

“Tecnoferência”: como a distração dos pais ao celular impacta os filhos?

A distração dos pais ao celular ou ao computador enquanto estão perto dos filhos já…

Alistamento militar feminino voluntário tem 7.000 inscrições em três dias, diz Defesa

Em três dias, cerca de 7.000 mulheres se inscreveram para o alistamento militar voluntário. O…