A partir do dia 11 de outubro, a Ponte JK, em Brasília será cenário para o primeiro evento internacional de high diving (modalidade derivada dos saltos ornamentais) no Brasil. A competição, que integra o programa do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos desde 2013, sediará provas da Copa do Mundo e do Mundial Júnior da modalidade.
O anúncio realizado pela Saltos Brasil em 1º de outubro, trouxe a notícia de que a competição durará até o dia 13 do mesmo mês e terá representantes brasileiros em todas as categorias. São eles: Jaki Valente, Paty Valente e Jucelino Júnior na competição adulta; Janine Freitas, Rafael Borges e Gabriel Perdigão na categoria para jovens de até 19 anos e Miguel Cardoso, que competirá tanto na categoria adulta quanto na júnior.
Para Miguel Cardoso, que já teve a oportunidade de saltar da Ponte JK durante a preparação para o Campeonato Pan-americano Júnior de high diving, salientou que, mesmo já tendo saltado de uma altura de 15 metros, a sensação será única ao saltar dos 27 metros em uma competição de altíssimo nível.
Nas competições adultas de high diving, as provas são realizadas em diferentes alturas – 27 metros para os homens e 20 metros para as mulheres. Já o Mundial Júnior tem uma dinâmica diferente, com saltos de 15 metros para jovens de 17 a 19 anos e de 12 metros para a faixa etária de até 16 anos.
Este evento marca uma evolução significativa para o esporte no país, que cada vez mais ganha reconhecimento e desperta o interesse de novos atletas e espectadores. É uma chance única de apreciar uma modalidade fascinante e audaciosa, com os nossos melhores atletas nacionais em ação, em um dos mais belos cartões postais de Brasília.