No contexto atual de decisões políticas fundamentais, a Ministra Cármen Lúcia, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), destacou a importância crítica do voto para a democracia. Em uma transmissão recente na televisão e rádio, ela convidou todos os eleitores brasileiros a exercerem seu direito constitucional de votar neste domingo (6).
A efetiva participação nas eleições de cada cidadão brasileiro é crucial para a consolidação da democracia. Como Lúcia ressaltou, o voto foi conquistado para que a democracia prevalecesse. Esta ideia é reforçada ao lembrar que este direito nem sempre foi garantido a todos os brasileiros. O voto representa uma conquista histórica que agora solidifica o compromisso com a democracia.
Na sequência de seu discurso, Lúcia ressaltou a lembrança dos 36 anos da Constituição, completados no sábado (5). A Carta Magna legitima o direito fundamental do eleitor e de cada cidadã para expressar sua soberania política através do voto. Este é um momento em que o cidadão é absolutamente soberano, alimentado pelo sigilo garantido pelo sistema eleitoral brasileiro.
A ministra fez questão de destacar o papel crucial da Justiça Eleitoral na garantia dos direitos dos eleitores. Com afinco e engajamento, os responsáveis dentro deste sistema trabalham para fornecer um ambiente seguro e indiscutível para a expressão democrática através do voto. Ela concluiu com a afirmação ressonante de que o seu voto é a cidade que se constrói.
Como a expressão máxima da democracia e da soberania do povo, o voto é crucial para moldar o futuro político de uma nação. A mensagem de Cármen Lúcia é uma lembrança valiosa desta verdade e um convite aos cidadãos brasileiros para se manifestarem e tomarem parte ativa na construção do futuro de suas cidades e do país como um todo.