Presenciando o inesperado: ‘Cometa do Século’ está se aproximando da Terra e pode ser visto no Brasil

Este mês, os amantes da astronomia e de fenômenos celestes terão a oportunidade única de testemunhar a passagem de um dos cometas mais importantes deste século. Conhecido como o ‘Cometa do Século’, este corpo astronômico estará visivelmente mais próximo à Terra no dia 13 de outubro, como informado por Filipe Monteiro, do Observatório Nacional (ON). Nesta data, o cometa estará a uma distância de 70.724.459 quilômetros da Terra.

Nos meses de agosto e setembro, o brilho do Sol ofuscou a visibilidade do cometa devido à sua baixa elongação, ou seja, a sua proximidade aparente ao Sol. No entanto, após a semana de 7 a 11 de outubro, na qual o cometa voltará a se aproximar muito do Sol, poderemos finalmente visualizá-lo logo após o pôr do sol.

Apesar da perspectiva empolgante, Monteiro ressaltou que ainda não é possível garantir que o cometa seria visível a olho nu, pois a intensidade de brilho dos cometas pode ser imprevisível. Portanto, usar binóculos ou telescópios para observá-lo é altamente recomendado.

Tentativas de observações do ‘Cometa do Século’ trarão melhores resultados se feitas longe das luzes da cidade, com os olhos ou instrumentos direcionados para o horizonte leste por volta das 4h30 da madrugada.

A passagem do cometa C/2023 A3, também conhecido como Tsuchinshan-ATLAS, poderá ser contemplada em todo o Brasil. O desafio será encontrar um local com o horizonte oeste desobstruído, uma vez que a posição do cometa no céu será bastante baixa, a uma altura de até 30 graus.

De forma mais ampla, os cometas são importantes remanescentes da formação do Sistema Solar e são compostos por poeira, rocha e diferentes tipos de gelo. Esses corpos celestes variam em tamanho, mas alguns podem ter até dezenas de quilômetros de diâmetro. À medida que se aproximam do Sol, os cometas aquecem e liberam gases e poeira, formando suas belas e cintilantes caudas.

Em suma, a possibilidade de presenciar a passagem do ‘Cometa do Século’ no céu brasileiro é um verdadeiro testamento à magnificência do universo ao nosso redor, e um lembrete de que os mistérios do cosmos estão à nossa espera para serem descobertos e apreciados.

VEJA MAIS

Região serrana de Santa Catarina tem chuva de granizo; veja imagens

As regiões oeste, meio oeste e planalto sul de Santa Catarina foram afetadas por temporais…

Rubinho tem sintomas de infarto em Vale Tudo: como reconhecer crise?

Ao longo do capítulo deste sábado (19) de Vale Tudo, o personagem Rubinho (Júlio Andrade)…

“Desempenho incrível“, diz Lula sobre vitória de Calderano no tênis de mesa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou Hugo Calderano, que venceu a Copa…