A Polícia Civil do Amazonas prendeu quatro homens e apreendeu quase 160 quilos de pasta base de cocaína. Segundo a polícia, a apreensão é avaliada em R$ 12 milhões e veio do Peru.
A droga estava oculta em uma câmara frigorífica de uma embarcação em São Paulo de Olivença, cidade próxima da tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia.
Toda a operação foi realizada pelo Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e aconteceu na terça-feira (20) no município que fica a 985 quilômetros de Manaus, capital do Amazonas. O resultado dos trabalhos só foram divulgados hoje.
Na ação, os policiais prenderam o proprietário da embarcação, o comandante, o gerente de cargas e o gerente de máquinas. A polícia também apreendeu a embarcação, R$ 15 mil em espécie e duas motocicletas.
Segundo o delegado-geral da Polícia Civil do AM, Bruno Fraga, a apreensão é um golpe contra as organizações criminosas que utilizam a rota do Alto Solimões para escoar drogas para Manaus, com destino a outros estados do Brasil ou países. “As investigações continuarão para identificar o destinatário do material ilícito”, afirmou Fraga.
Já o delegado Thomaz Vasconcelos Dias, que responde pelo DRCO, destacou que a embarcação, com capacidade para 500 passageiros, transportava apenas 20 pessoas, o que levantou suspeitas.
A câmara frigorífica onde a droga foi encontrada possuía placas de reposição nas paredes, indicando que a estrutura era frequentemente desmontada para a retirada do entorpecente em Manaus. Dessa forma, segundo os policiais, há a chance dessa não ter sido a primeira viagem da embarcação transportando drogas, que, segundo a polícia, possivelmente vieram do Peru.