O professor Thiago Edwiges, da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), foi destaque durante o 9º Fórum de Jovens Cientistas, que aconteceu no final de novembro, na Rússia. Ele venceu o 7º Prêmio Jovem Inovador dos Brics por seu trabalho relacionado ao meio ambiente.
Thiago desenvolve soluções sustentáveis para transformar resíduos orgânicos em fertilizantes, biogás, biometano e biohidrogênio. Além disso, seus estudos incluem tratamentos biológicos em resíduos agroindustriais para a geração de energia limpa e sustentável, com foco na economia circular.
Ele recebeu o prêmio do vice-presidente do Conselho de Segurança russo, Dimitri Medvedev. “É uma experiência incrível e um reconhecimento pelo trabalho que estamos realizando. Este prêmio não é apenas importante para minha carreira, mas também para a UTFPR e para o Brasil, incentivando a ciência e a inovação no país”, disse o professor.
Para o reitor Everton Lozano, a conquista é um símbolo do impacto positivo que a ciência brasileira pode alcançar no cenário global, especialmente nos desafios ambientais.
O professor vai voltar à Rússia no dia 19 de dezembro como convidado de honra para a cerimônia do Prêmio VYZOV para futuras tecnologias.
Thiago é engenheiro ambiental, mestre em energia na agricultura e doutor engenharia agrícola. Atualmente, é pós-doutorando na UTFPR, onde também atua como professor.
O Fórum de Jovens Cientistas do Brics tem o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimento e boas práticas entre jovens pesquisadores dos países que integram o grupo.
“Professora do Ano” leva prêmio nacional por projeto antirracista