Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Penúltima segunda-feira do ano será marcada por chuvas no Brasil

A penúltima segunda-feira do ano de 2024 será marcada por pancadas de chuva em quase todo o país. Segundo a Climatempo, grande parte das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil estão em alerta para chuva forte e volumosa, com potencial para causar transtornos para a população em várias localidades.

O fenômeno da umidade somada ao calor facilita a formação das nuvens carregadas.

Veja as previsões para cada região

Sul

De acordo com a Climatempo, a maioria das áreas da Região Sul do Brasil ficam fora dos alertas para chuva forte nesta segunda-feira (23), mas o litoral do Paraná segue em atenção para pancadas de chuva com moderada a forte intensidade. Na grande Curitiba, no Vale do Itajaí e no litoral de Santa Catarina, a chuva pode ser moderada.

Sudeste

Na região Sudeste a atenção é para a região litorânea do estado de São Paulo e do sul do Rio de Janeiro, da região de Peruíbe até Angra dos Reis, onde a chuva frequente volumosa deve gerar grandes acumulados até o final do dia, aumentando o risco para alagamentos e deslizamento de terra.
O alerta também vale para a região Serrana e o Noroeste do Rio de Janeiro, áreas de divisa do Espírito Santo com Minas Gerais e a região mineira do Vale do Rio Doce.

Além disso, a previsão é de risco de temporais na região metropolitana do Rio de Janeiro, na região dos Lagos, no litoral norte fluminense, no litoral do Espírito Santo e no norte capixaba, Na Zona da Mata mineira, na grande Belo Horizonte, em todo centro-oeste e noroeste de Minas Gerais e também no Vale do Jequitinhonha.

Os dados apontam uma atenção para a chuva moderada forte no litoral sul de São Paulo, no Vale do Paraíba Paulista, no Sul do estado do Rio (região de Resende e Volta Redonda), no Sul de Minas e no Triângulo Mineiro. O norte do estado de São Paulo também pode ter pancadas de chuva moderada a forte, mas de forma isolada. Na região da Grande São Paulo também pode chover nesta segunda-feira, mas não há expectativa de chuva forte.

Centro-Oeste

Na região Centro-Oeste o alerta para risco de temporais vale para o Distrito Federal, quase todas as áreas de Goiás, incluindo a região de Goiânia e também para todo o centro, oeste, leste e norte de Mato Grosso.

Em Cuiabá e no sul de Mato Grosso e no sul de Goiás, a situação é de atenção para pancadas de chuva moderadas a fortes. Em Campo Grande, na região de Corumbá e em todo centro-norte de Mato Grosso do Sul também podem ocorrer pancadas de chuva, mas de forma isolada.

Norte

Na região Norte o alerta para temporais é para o Norte do Tocantins, para a região de Tucuruí, no leste do Pará, no extremo norte do Amapá, em todo o oeste e sul do Amazonas e também para os estados do Acre e de Rondônia.

Para o estado de Roraima, na região de Macapá e nas outras áreas do Amapá, em Belém, no nordeste do Pará, no centro-oeste sul paraense, em Palmas e nas demais áreas do Tocantins, em Manaus e em todo o centro, norte e leste do Amazonas, a situação de atenção para pancadas de chuva moderadas a fortes.

Nordeste

Na região Nordeste, os alertas valem para o centro sul do Maranhão. Nas outras áreas, incluindo São Luís, Teresina e em todo o interior do Piauí, no oeste da Bahia e na região baiana do Vale do São Francisco, as pancadas de chuva podem ser moderadas a fortes.

*Sob supervisão

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Flamengo demite Marcio Tannure após 23 anos

Márcio Tannure não faz mais parte dos planos do Flamengo. O gerente de saúde e…

Caneta azul ou preta nos vestibulares: entenda a regra

A escolha da caneta para os vestibulares é um detalhe que pode gerar dúvidas, mas…

US Steel critica veto de Biden à fusão com siderúrgica do Japão; entenda

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, decidiu que iria bloquear a fusão entre a…