Papa Leão XIV continuará busca pela paz, diz arcebispo de Salvador

Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador, expressou sua confiança de que o recém-eleito papa Leão XIV dará continuidade aos esforços pela paz mundial, seguindo os passos de seu antecessor, Francisco. A manifestação foi feita durante uma entrevista coletiva concedida pelos cardeais brasileiros em Roma nesta sexta-feira (9).

O primaz do Brasil, que participou do conclave que elegeu o novo pontífice, enfatizou a importância da atuação internacional de Francisco e sua dedicação incansável à causa da paz: “Leão XIV irá dar sequência àqueles esforços tão bonitos que o próprio papa Francisco sempre demonstrou pela paz do mundo”.

O religioso brasileiro destacou a experiência pessoal que teve no Conselho de Cardeais, onde testemunhou o compromisso de Francisco com a resolução de conflitos e a promoção da paz global.

“Pude constatar muitas vezes nesse conselho de cardeais que estava no coração do papa sempre o desejo de paz, a busca da paz, os esforços máximos que ele podia fazer para contribuir para a superação de guerras e conflitos”, relatou.

Dom Sérgio ressaltou que Robert Prevost iniciou seu pontificado abordando o tema da paz, assim como Francisco encerrou o seu falando sobre o assunto durante a Páscoa. Esta continuidade, segundo o arcebispo, é um sinal positivo para o mundo que tanto necessita de harmonia.

O arcebispo de Salvador também enfatizou as qualidades únicas que Leão XIV traz para o papado: “Essa experiência pastoral, essa visão que ele tem que é internacional pelas experiências que já foram lembradas, mas também seu coração latino-americano, com certeza irão ajudar muito para continuar os esforços pela paz”.

Dom Sérgio concluiu expressando sua confiança na capacidade do novo pontífice de liderar a Igreja Católica em seus esforços pela paz mundial, contando com o apoio dos fiéis e da comunidade internacional.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

STF tem maioria para restringir decisão da Câmara sobre Ramagem

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (9) maioria de votos…

CNN na COP30: jovens usam comunicação para proteger Amazônia

Na região amazônica, a preservação da cultura e territórios tradicionais é essencial para o futuro…

Entenda por que sede da final da Champions pode ser “aliada“ do PSG

PSG e Inter de Milão farão a final da Champions League na temporada 2024/25. As…