Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Os Números por Trás das Eleições Municipais: Análise dos Vereadores Reeleitos em 2024

A última eleição municipal chama atenção para um dado importante: os vereadores que conseguiram ser reeleitos nas eleições de 2024. Conforme apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 40,79% das candidaturas vitoriosas eram de reeleição. Isso mostra que, dos 58.400 vereadores eleitos pelos brasileiros, 23.823 já detinham um mandato anterior e garantiram outros quatro anos durante as eleições de 2024.

Estes dados foram sistematizados pela equipe de tecnologia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) a partir dos números oficiais do TSE. Vale ressaltar que eles ainda podem sofrer alterações por decisões judiciais, dado que algumas candidaturas ainda estão sub judice.

O percentual de vereadores reeleitos (58,39%) é impressionante, principalmente quando olhamos para os que tentavam a reeleição. Enquanto estes 23 mil conseguiram estender a duração de seus mandatos, 16.976 (41,61%) não obtiveram o mesmo sucesso, sendo barrados nas urnas.

Há uma certa disparidade regional nesta reeleição. No Rio Grande do Norte, por exemplo, 70,05% dos 1.249 vereadores que buscavam um novo mandato conseguiram êxito. Já o Acre teve o menor percentual de sucesso, com apenas 45,18% de candidaturas bem sucedidas, o que equivale a uma soma de 61 vereadores reeleitos entre 135 candidatos.

Estes dados servem como um espelho da política nacional, expondo as nuances da reeleição nas diferentes regiões e a renovação – ou falta dela – no poder legislativo municipal. Além disso, representam uma amostra das preferências do eleitorado e do nível de satisfação com os mandatos anteriores.

Analisando o cenário mais amplamente, esta reeleição massiva chama atenção e incita a reflexão sobre a mobilização política, efetividade dos mandatos anteriores e o que o futuro reserva para a política municipal brasileira. Na medida em que mais da metade dos que buscaram a reeleição obtiveram sucesso, vale o questionamento: estamos de fato escolhendo os melhores representantes para a gestão de nossas cidades? Somente o tempo dirá como esses mandatos se desdobrarão nos próximos quatro anos.

VEJA MAIS

Técnico português Artur Jorge deixa o comando do Botafogo

O técnico português Artur Jorge não está mais no comando da equipe de futebol profissional…

USP oferece curso gratuito sobre marketing para 2025; inscrições abertas

A USP (Universidade de São Paulo) está com inscrições abertas para um curso sobre tendências…

Receita Federal irá monitorar dados de cartão de crédito e Pix

As operadoras de cartões de crédito e instituições de pagamento que movimentam recursos financeiros devem…