A Polícia Federal (PF) conduziu uma operação de êxito hoje (12), resultando na prisão em flagrante de dois homens acusados de transportar imigrantes de maneira irregular. O evento ocorreu no município Oiapoque, localizado no extremo norte do Amapá.
A situação envolvia dois automóveis que foram detidos para inspeção durante uma abordagem de rotina no posto da Polícia Federal em Oiapoque. Cada um dos veículos continha seis ocupantes, o que despertou suspeita acerca da legalidade da situação imigratória dos passageiros – um problema recorrente na região.
Detalhes revelados pela PF indicaram que foi solicitado que os passageiros fornecessem seus passaportes. Depois da inspeção desses documentos, foi possível confirmar que se tratava de doze víetnamitas que estavam sem visto de permanência, e que portanto, não passaram pelo controle adequado da Polícia Federal.
Os agentes da PF em Oiapoque levaram os vietnamitas até o posto da Polícia Federal para procedimentos legais. Dessa forma, cada um dos passageiros recebeu termos de impedimento, que administram as restrições legais a que agora estão submetidos.
Já os dois homens suspeitos, que estavam ao volante dos veículos, foram detidos em flagrante, acusados em primeira instância pela prática de imigração irregular.
Este caso chama a atenção para os esforços contínuos necessários para combater a imigração ilegal em Oiapoque e em outros territórios de fronteira no Brasil. Esta situação destaca a importância dos postos da PF, que atuam como linha de defesa primária contra a entrada ilegal de imigrantes, garantindo a segurança da nossa nação e assegurando o cumprimento da nossa legislação imigratória.