O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) fez um alerta sobre uma súbita onda de calor que se estenderá até a próxima segunda-feira (19). De acordo com o relatório do instituto, várias regiões do país podem esperar um aumento na temperatura de até 5ºC durante um período de 2 a 3 dias.
Esta súbita elevação na temperatura poderá gerar algumas implicações para a saúde da população, tornando necessária uma atenção especial para cuidados pessoais como hidratação adequada e proteção solar. O Inmet identificou algumas regiões que correm um risco maior de serem afetadas por este aumento de temperatura.
Entre mais impactados estão Norte Pioneiro Paranaense, Serrana, Oeste Catarinense, Centro-Sul Mato-grossense, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Região Metropolitana de Curitiba, Vale do Itajaí, Leste de Mato Grosso do Sul, Campinas, Noroeste Rio-grandense, Bauru, Piracicaba, Grande Florianópolis. Além destas, cidades do Sul e Sudoeste de Minas, Itapetininga, Zona da Mata, Leste Rondoniense, Centro Ocidental Paranaense, Ribeirão Preto, Araçatuba, Noroeste Paranaense, Marília, Araraquara e Pantanais Sul Mato-grossense também foram enumeradas como áreas propensas ao calor.
Não só estas regiões, a onda de calor também se estende ao Nordeste Rio-grandense, Sul Fluminense, Campo das Vertentes, Sul Goiano, Sudoeste Mato-grossense, Sul Catarinense, Metropolitana de São Paulo, Litoral Sul Paulista, Norte Catarinense, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Norte Mato-grossense, Centro Fluminense, Sudoeste Rio-grandense, Metropolitana do Rio de Janeiro.
Além do calor, a falta de chuva e o predomínio de céu claro foram observados em várias partes do país, incluindo a cidade do Rio de Janeiro. O Sistema de Alerta do Rio de Janeiro prevê uma condição de tempo estável, com ventos variando de fracos a moderados. A população local, assim como as demais regiões citadas, deve ficar atenta e se preparar para possíveis quedas na umidade relativa do ar, que pode atingir entre 21% e 30% em alguns pontos da cidade.
Para lidar com esta situação, alguns conselhos médicos valiosos foram dados, como lavar as mãos regularmente e evitar tocar na boca e no nariz para minimizar a exposição aos poluentes do ar. Hidratar-se pode ajudar a compensar a perda de umidade do corpo devido ao calor e ao ambiente seco. Beber muita água, mesmo sem sede, é sugerido para evitar a desidratação. Alimentos ricos em água como a melancia, melão e laranja são recomendados como lanches e sobremesas. Atividades físicas intensas devem ser evitadas durante as horas mais quentes do dia e é recomendado o uso de chapéus e óculos de sol como proteção adicional contra os raios ultravioletas.