Neste sábado, mais de 900 mil alunos de escolas públicas de todo o Brasil se prepararão para enfrentar a segunda fase da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2024.
Com um número recorde de instituições inscritas, a competição deste ano atraiu milhões de estudantes dos ensinos fundamental e médio para a primeira etapa, que aconteceu em 4 de junho, englobando 99,9% das cidades brasileiras.
A segunda fase da OBMEP consiste em uma prova com seis questões discursivas, feita à lápis ou à caneta esferográfica azul ou preta. Os participantes devem trazer uma identificação válida e são aconselhados a chegar ao local da prova com pelo menos 30 minutos de antecedência.
Este ano, a OBMEP premiará os estudantes com 8.450 medalhas nacionais, além de 50 mil menções honrosas pela participação na disputa. Haverá também 20,5 mil medalhados estaduais. A divulgação de todos os premiados ocorrerá em 20 de dezembro.
Além das premiações, os medalhistas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que busca despertar a vocação científica dos estudantes e prepará-los para desempenhos profissionais e acadêmicos na área da matemática.
Na preparação, os estudantes têm acesso ao portal da OBMEP, que fornece conteúdos gratuitos, incluindo videoaulas, apostilas, exercícios, solução de problemas e testes. Os responsáveis pelo estudante podem acompanhar o desempenho, enquanto os professores podem utilizar o portal para orientar seus alunos.
No futuro, o desempenho na olimpíada de matemática também será levado em conta no processo seletivo para o Impa Tech, uma graduação gratuita em matemática da tecnologia e inovação a cargo do Impa, instituição ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e ao Ministério da Educação.
Mais do que um desafio educativo, a OBMEP representa a contribuição significativa para o estímulo ao estudo da matemática no país, identificando e cultivando jovens talentos do 6º ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio.