Novos Documentos Requeridos pelo STF para Confirmar Reativação da Rede Social X no Brasil

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou no sábado (21) que a rede social X encaminhe à Corte adicionais documentos que comprovem a reativação da sua representação legal no Brasil. A medida foi tomada após a empresa indicar a advogada Rachel de Oliveira Villa Nova como sua representante legal no país na sexta-feira. A nomeação foi feita para cumprir a determinação anterior do ministro, que concedeu um prazo de 24 horas para a empresa provar que voltou a ter representação ativa no Brasil. Este prazo expirou às 21h29 do dia anterior.

Na nova resolução tomada por Moraes, foi alegado que a entrega dos documentos não foi adequadamente cumprida. O ministro solicitou cópias das procurações societárias originalmente concedidas pela rede social X à advogada, além da ficha de breve relato emitida pela Junta Comercial de São Paulo. O prazo para entrega dos novos documentos é de 5 dias.

O ministro estendeu ainda um prazo de 48 horas para a Receita Federal e o Banco Central reportarem a situação cadastral atual da empresa no Brasil. Da mesma forma, a Polícia Federal e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também possuem 48 horas para encaminhar um relatório sobre a possibilidade de usar outros recursos tecnológicos para acessar a referida rede social.

No mesmo prazo, a secretaria judiciária do STF é responsável por atualizar o valor das multas que a rede social X deve, essas decorrentes de vários descumprimentos de decisões judiciais emitidas por Moraes.

No mês passado, a rede social X foi excluída do ar pelo ministro após a empresa retirar sua sede do Brasil. A existência de uma sede em solo brasileiro é um pré-requisito para qualquer empresa operar legalmente no país.

Em 17 de agosto, Elon Musk, bilionário proprietário da rede social X, anunciou a descontinuação da sede da empresa no Brasil. A razão do fechamento foi a multa aplicada sobre a rede social por resistir a cumprir a decisão de retirar do ar perfis investigados pela Corte por publicação de mensagens consideradas antidemocráticas.

VEJA MAIS

Pesquisa indica consciência de brasileiros com saúde do coração

Um questionário online respodido por 2 mil pessoas em todo o Brasil aponta que hábitos saudáveis…

Hoje é Dia destaca Outubro Rosa, dia dos idosos e proteção aos animais

Nesta semana, que engloba o final de setembro e início de outubro, temos uma das…

Brasileirão: Nacional transmite duelo entre Fluminense e Botafogo hoje

A Rádio Nacional acompanha ao vivo, neste domingo (26) às (16h), o confronto entre Fluminense x Botafogo, pela…