Novo marco na erradicação da pólio: Brasil substitui ‘gotinha’ por vacina injetável por recomendação da OMS

Em menos de dois meses, o Brasil passará por uma mudança significativa na vacinação contra a poliomielite. A vacina oral poliomielite (VOP), comumente conhecida como ‘gotinha’, será substituída pela vacina inativada poliomielite (VIP), que é aplicada por meio de injeção. Esta substituição recebeu o aval da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e vem com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A VOP contém o vírus enfraquecido e, se utilizada em condições sanitárias adversas, pode originar casos de pólio derivados da vacina, embora sejam menos comuns que as infecções por poliovírus selvagem. No entanto, a médica Ana Frota, representante do Comitê Materno-Infantil da Sociedade Brasileira de Infectologia, alerta que, quando a vacinação em massa é feita com a VOP, o número desses casos pode se tornar relevante, provocando a necessidade de ação das autoridades públicas.

Frota salienta a logicidade da mudança para a VIP, mencionando também que a orientação atual é para que a VOP seja utilizada apenas para controlar surtos, como foi o caso recente na Faixa de Gaza, no Oriente Médio.

Na esteira da pandemia de Covid-19, dados revelam que cerca de 67 milhões de crianças não receberam todas as doses de vacina programadas entre 2019 e 2021. A Aliança Mundial para Vacinas e Imunização, parceira da OMS, teve que interromper a vacinação contra a pólio por quatro meses durante a pandemia.

Desde 1989, o Brasil não tem notificado casos de pólio, no entanto, as coberturas vacinais caíram significativamente nos últimos anos. Com a guinada para a vacina injetável e o constante trabalho das autoridades em saúde, a busca é para que o país continue livre da doença, chegando à total erradicação da pólio em território nacional e contribuindo para o controle mundial da doença.

VEJA MAIS

Pesquisa mostra influência de eventos climáticos em surto de oropouche

Os eventos climáticos são os principais responsáveis pela explosão de casos de febre oropouche, de…

Deputado pede que PGR investigue asilo à ex-primeira-dama do Peru

O deputado federal Sanderson (PL-RS) oficiou a Procuradoria-Geral da República (PGR) na quinta-feira (17) para…

EUA planejam retirar cerca de metade de suas tropas da Síria

Os EUA planejam retirar cerca de metade de suas tropas da Síria nos próximos meses…