Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Novas diretrizes para voos panorâmicos de helicóptero no Rio para minimizar poluição sonora.

Dados os crescentes incômodos provocados pelo barulho dos helicópteros que realizam sobrevoos panorâmicos sobre a cidade maravilhosa, o Ministério Público Federal (MPF) chegou a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com nove operadoras de voos panorâmicos no Rio de Janeiro.

Esta medida visa assegurar que as maravilhas do Rio, que incluem o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, a Floresta da Tijuca e as praias do Arpoador e do Leme, possam ser apreciadas pelos turistas sem causar perturbação sonora para os moradores. O acordo, firmado depois de um inquérito civil iniciado em abril de 2023, entrará em vigor em 15 dias.

De acordo com o TAC, as empresas adotarão normas específicas para reduzir o impacto sonoro. Estas incluem manter alturas mínimas de voo, distâncias determinadas da orla e de monumentos e seguir rotas de voo pré-definidas. Além disso, as aeronaves deverão manter uma distância entre 600 a 800 metros do Cristo e evitar fazer manobras paradas sobre o monumento.

A vigência inicial do documento é de um ano, tempo suficiente para avaliar a eficácia das medidas na redução da poluição sonora, especialmente nas áreas mais afetadas como Joá, Jardim Botânico, Lagoa, Humaitá, Cosme Velho, Alto da Boa Vista e Urca.

O procurador da República Sergio Suiama, indica que o TAC é um grande avanço, em vista da falta de normas ambientais direcionadas para voos panorâmicos na cidade. Ao fim do prazo do acordo, o MPF e os moradores dos bairros afetados vão avaliar se houve redução na poluição sonora. Caso o progresso seja insuficiente, outras ações podem ser implementadas após esse período.

Empresas que não aderiram ao TAC serão intimadas a se unirem ao acordo. Se recusarem, serão propostas ações civis públicas contra essas operadoras. Ainda como parte do acordo, as companhias se comprometeram a formar uma associação com o objetivo de regulamentar, fiscalizar suas atividades e capacitar pilotos, uma maneira eficaz de garantir o cumprimento das normas de tráfego aéreo e mitigar os impactos sobre os moradores dos bairros atingidos. Essas novas medidas buscam equilibrar o turismo e o bem-estar dos residentes locais, almejando um futuro onde ambos possam coexistir harmoniosamente.

VEJA MAIS

CNN Brasil fecha 2024 como vice-líder em alcance na TV paga e recorde em outras plataformas

A CNN Brasil alcançou 32 milhões de pessoas em 2024 no Pay TV, assegurando a…

Palmeiras quer manter Vitor Reis e transformá-lo no zagueiro mais caro do Brasil

O Palmeiras vê o assédio sobre Vitor Reis aumentar, mas não deve negociá-lo tão cedo. O planejamento…

Enem: 6 séries atuais para usar como repertório na redação

Um requisito da prova de redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é usar…