MP do Peru abre investigação contra presidente por suposto abandono de cargo

O Ministério Público do Peru anunciou em um comunicado que iniciou uma investigação preliminar contra a presidente, Dina Boluarte, pelos “supostos crimes de omissão de atos funcionais” ou abandono de cargo.

A procuradoria cita como motivos da investigação a não comunicação ao Congresso do impedimento temporário de exercício do cargo entre os dias 29 de junho e 9 de julho de 2023, em decorrência de um procedimento cirúrgico.

A CNN entrou em contato com o gabinete da Presidência da República, que garantiu que irá colaborar com todas as investigações do MP.

O gabinete ainda afirmou que toda a documentação referente ao período incluído na investigação preliminar está em ordem, uma vez que não houve omissão ou abandono de posição por parte de Boluarte.

Esta semana, o ex-presidente do Conselho de Ministros, Alberto Otárola, declarou à Comissão de Fiscalização do Congresso que não se lembrava da data em que a governante realizou a cirurgia.

“Me comuniquei com a presidente no dia seguinte após a realização da operação, ficou claro pela voz dela que obviamente havia operado o nariz, seguimos uma comunicação fluida. Ela voltou aos conselhos de ministros presenciais após uma semana e meia”, afirmou ele.

Otárola acrescentou que a pausa médica de Boluarte não foi longa, e que o tempo de recuperação foi relativamente rápido.

Em resposta, o atual presidente do Conselho de Ministros, Gustavo Adrianzén, garantiu em conferência de imprensa que a presidente nunca abandonou o comando do país.

Adrianzén atribuiu as acusações a supostas tentativas de desestabilizar o país e o poder Executivo.

Boluarte já enfrenta outra reclamação constitucional relacionada ao assunto, apresentada pela deputada Ruth Luque, pela violação dos artigos 114 e 115 da constituição, salientando que não credencia “o exercício efetivo da função presidencial entre 29 de junho e 9 de julho de 2023”.

No documento apresentado ao Parlamento, Luque indicou que a presidente foi operada e “estaria afastada das suas funções durante 12 dias”.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Após mortes em São Paulo, Senacon faz alerta sobre bebidas adulteradas

Uma nota técnica com recomendações urgentes aos estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas no estado de…

Aposta simples de Porto Alegre leva R$ 80 milhões na Mega-sena

Uma aposta simples feita em Porto Alegre acertou as seis dezenas do concurso 2.920 da…

Brasil leva 6 medalhas no 2º dia do Mundial de atletismo paralímpico

O segundo dia de provas no Mundial de atletismo paralímpico em Nova Déli, na Índia,…