Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Melhoria da Gestão de Hospitais Gaúchos Afetados pelas Intempéries Melhores Através do Projeto de Apoio Emergencial

Após as enchentes devastadoras de abril e maio, sete hospitais públicos e filantrópicos no Rio Grande do Sul receberão ajuda para revitalizar e aumentar sua capacidade de gestão. Este auxílio vêm de dois hospitais privados através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.

Este projeto, conhecido como Apoio Emergencial à Gestão dos Hospitais do Rio Grande do Sul, tem como objetivo fortalecer o sistema de saúde pública do estado no pós-desastre. O HCor de São Paulo e o Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre vão avaliar a situação dos sete hospitais, seja eles diretamente ou indiretamente afetados pela enchente, e vão contribuir na elaboração de planos de ação, treinamento de líderes e acompanhamento de resultados.

Dentre as ações que serão implementadas estão a avaliação dos impactos da enchente, reestruturação da rede de atenção à saúde, revisão das estruturas administrativas, análise da situação financeira dos hospitais e melhoria na prestação de serviços aos pacientes. Além disso, serão melhorados os processos de compra e fornecimento de insumos, promoção das instalações e equipamentos e avaliação dos sistemas de informática.

Um diagnóstico emergencial será entregue em dez dias e, em seguida, será feito um diagnóstico estruturante, com previsão de conclusão em dois meses. Até o momento, seis hospitais foram selecionados pelas secretarias de Saúde e pelo ministério: Hospital Universitário de Canoas; Hospital de Pronto Socorro de Canoas; Hospital de Cardiologia de Porto Alegre; Hospital Presidente Vargas; Hospital Vila Nova e Hospital Restinga e Extremo Sul. O sétimo hospital está em definição pelas secretarias de Saúde municipal de Porto Alegre e estadual do Rio Grande do Sul.

VEJA MAIS

Registros de ocorrências no Réveillon caíram no Rio de Janeiro

Registros de ocorrências relacionados ao Réveillon caíram em todo o estado do Rio, de acordo…

Maíra Cardi: quando sangramento pode indicar aborto espontâneo?

A influenciadora Maíra Cardi, 41, revelou em suas redes sociais na quinta-feira (2) que perdeu…

Dino manda suspender repasses de emendas a 13 ONGs que não cumprem transparência

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (3) a suspensão…