Melhoria da Gestão de Hospitais Gaúchos Afetados pelas Intempéries Melhores Através do Projeto de Apoio Emergencial

Após as enchentes devastadoras de abril e maio, sete hospitais públicos e filantrópicos no Rio Grande do Sul receberão ajuda para revitalizar e aumentar sua capacidade de gestão. Este auxílio vêm de dois hospitais privados através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.

Este projeto, conhecido como Apoio Emergencial à Gestão dos Hospitais do Rio Grande do Sul, tem como objetivo fortalecer o sistema de saúde pública do estado no pós-desastre. O HCor de São Paulo e o Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre vão avaliar a situação dos sete hospitais, seja eles diretamente ou indiretamente afetados pela enchente, e vão contribuir na elaboração de planos de ação, treinamento de líderes e acompanhamento de resultados.

Dentre as ações que serão implementadas estão a avaliação dos impactos da enchente, reestruturação da rede de atenção à saúde, revisão das estruturas administrativas, análise da situação financeira dos hospitais e melhoria na prestação de serviços aos pacientes. Além disso, serão melhorados os processos de compra e fornecimento de insumos, promoção das instalações e equipamentos e avaliação dos sistemas de informática.

Um diagnóstico emergencial será entregue em dez dias e, em seguida, será feito um diagnóstico estruturante, com previsão de conclusão em dois meses. Até o momento, seis hospitais foram selecionados pelas secretarias de Saúde e pelo ministério: Hospital Universitário de Canoas; Hospital de Pronto Socorro de Canoas; Hospital de Cardiologia de Porto Alegre; Hospital Presidente Vargas; Hospital Vila Nova e Hospital Restinga e Extremo Sul. O sétimo hospital está em definição pelas secretarias de Saúde municipal de Porto Alegre e estadual do Rio Grande do Sul.

VEJA MAIS

Após intoxicação, associações de bebida e de oftalmologia fazem alerta

Alarmadas com os casos de intoxicação, no estado de São Paulo, por ingestão de metanol…

Ataque a tiros em Igreja Mórmon deixa ao menos um morto, em Michigan

Um homem dirigiu seu veículo contra as portas da frente de uma Igreja de Jesus…

Ginastas brasileiros encerram competição na Hungria com cinco pódios

O fim de semana na cidade de Szombathely, na Hungria, foi produtivo para a ginástica…