Manter Combate à Liberação de Armas é Prioridade, Afirma Ministro

O Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, declarou em Brasília que todas as alterações apresentadas pelo governo a respeito do controle de acesso a armas de fogo e a operação de clubes de tiro serão dirigidas à manutenção do princípio de combater a liberalização das armas no Brasil. Embora projeto que cancelaria regras sobre armas tenha sido retirado da pauta de votação do Senado Federal, o ministro assegurou que o governo está empenhado em preservar o rigor no controle de armas.

Padilha disse também que todas as mudanças feitas por meio do diálogo com o Congresso Nacional buscariam manter o princípio de combater a liberalização de armas implementada pelo governo anterior, bem como combater qualquer tipo de insegurança para as nossas crianças em escolas e a cultura de paz que queremos cultivar em nosso país. Ele afirmou após a reunião de articulação política com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que seguirão em contato próximo com o Ministério da Justiça e os líderes do Senado para tratar dos detalhes pertinentes a esse assunto.

As discussões também estão focadas em melhorar os mecanismos para não obstruir a operação de praticantes esportivos e também para a aquisição e manutenção de armas históricas. O ministro Padilha explicou que a ideia é permitir que outros órgãos possam registrar essas armas que são consideradas históricas, sem ter que acionar o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em todas as situações. Ele ressalta, entretanto, que a prioridade do governo é conter a liberalização de armas por perceber que ela só alimenta os criminosos e coloca em risco nossas crianças e a cultura de paz.

VEJA MAIS

Após mortes em São Paulo, Senacon faz alerta sobre bebidas adulteradas

Uma nota técnica com recomendações urgentes aos estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas no estado de…

Aposta simples de Porto Alegre leva R$ 80 milhões na Mega-sena

Uma aposta simples feita em Porto Alegre acertou as seis dezenas do concurso 2.920 da…

Brasil leva 6 medalhas no 2º dia do Mundial de atletismo paralímpico

O segundo dia de provas no Mundial de atletismo paralímpico em Nova Déli, na Índia,…