O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) atraiu uma quantidade significativa de candidatos para o certame, totalizando em mais de 2.11 milhões de inscritos. A grande maioria desses inscritos – 80,3% do total, para ser preciso – está concentrada na faixa etária de 20 a 44 anos. Essa proporção é mais do que o dobro da faixa de idade na composição da população brasileira, que é de 38,72%, conforme apontado pelo Censo Demográfico de 2022 dado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para além disso, dentro dessa faixa etária, os dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos revelam que o maior interesse é por vagas de nível médio. Esta procura é pronunciadamente mais acentuada entre os adultos de 25 a 34 anos, que se mostraram mais dispostos a ingressar nos quadros federais.
O concurso, que foi adiado em maio devido à situação de calamidade vivida pelo Rio Grande do Sul, causada pelas fortes chuvas, teve suas provas realizadas no domingo (18). Os concorrentes, entre pagantes e isentos, se aplicaram ao certame em dois turnos.
O grupo mais numeroso de concorrentes entre os jovens e adultos é de 25 a 34 anos, com 821.523 inscrições confirmadas, que representam 38,3% do total de candidatos. Dentro desta faixa, as mulheres são maioria, representando 56,3% das inscrições, ao passo que os homens somam 43,7% do total.
A Fundação Cesgranrio, empresa organizadora do concurso, divulgou informações sobre o interesse dos inscritos por faixa etária em relação aos oito blocos temáticos do certame, definidos por áreas de formação. A competição mais acirrada será nos blocos 7, voltado para a Gestão Governamental e Administração Pública, e 8, de nível intermediário e médio.
O balanço do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos também revela que das 6.640 vagas disponíveis para 21 órgãos da administração pública federal, 56,4% dos inscritos confirmados apresentam uma renda de até três salários mínimos.
O Concurso Público Nacional Unificado é pioneiro ao aplicar, simultaneamente, provas em 228 cidades, incluindo capitais e municípios de todas as unidades da federação, para preenchimento de cargos públicos efetivos em órgãos públicos federais. A nação aguarda os resultados deste que é o maior concurso público da história do Brasil.