Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Lula e Petro Discutem Impasse Pós-Eleitoral na Venezuela

O cenário político complexo da América Latina voltou a concentrar o foco de Washington D.C. e Brasília nesta semana. O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e o atual presidente da Colômbia, Gustavo Petro, mantiveram uma conversa telefônica na quarta-feira, no dia 14, debatendo principalmente sobre o cenário conturbado da Venezuela e suas recentes eleições.

Os resultados dessas eleições, que ocorreram no final de julho e reelegeram o atual presidente venezuelano Nicolás Maduro, têm sido amplamente contestadas tanto pela oposição quanto por uma série de países internacionalmente. A ligação entre Lula e Petro foi um esforço para encontrar uma ‘saída política’ à situação de impasse que se vive na Venezuela.

Lula revelou durante um evento do governo federal com representantes do setor industrial da saúde que a intenção da conversa era buscar uma solução política para o impasse, com o objetivo de restabelecer a tranquilidade democrática no país venezuelano.

Este telefonema entre Lula e Petro aconteceu um dia após o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, decidir se afastar da mediação que mantinha com o Brasil e a Colômbia para tentar resolver a crise venezuelana. Em uma conferência de imprensa na Cidade do México, Obrador afirmou que aguardará a análise do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela sobre a contestação do resultado da eleição.

Brasil, México e Colômbia trabalhavam juntos para solicitar a publicação pública dos resultados de cada uma das 30 mil mesas de votação da eleição presidencial na Venezuela. Também foi solicitado que as autoridades venezuelanas tratassem com cautela e moderação as manifestações que ocorreram no país a partir do momento do encerramento das eleições.

Agora, depois de Obrador decidir se afastar da mediação, Brasil e Colômbia, que detêm as fronteiras mais estendidas com a Venezuela, decidiram manter a tentativa de alcançar um novo acordo político entre o governo de Maduro e a oposição.

VEJA MAIS

Deepfakes causam danos duradouros às crianças; veja como protegê-las

Se seu filho ainda não viu um deepfake de alguém associado à sua escola, é…

“Comum acordo“: Prefeitura nega que Nunes tenha desistido de dar secretaria a vice

A Prefeitura de São Paulo emitiu nota nesta sexta-feira (3) para negar que Ricardo Nunes…

Companhias aéreas brasileiras estão entre as mais pontuais do mundo

Pode não ser uma surpresa para quem saiu de férias este ano, mas as Nações…