Jimmy Carter foi um amante da democracia e defensor da paz, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter foi um amante da democracia e um defensor da paz.

Carter morreu neste domingo (29) aos 100 anos. Lula deixou seus sentimentos aos seus familiares, amigos, correligionários e compatriotas.

“Jimmy Carter foi senador, governador da Geórgia e presidente dos Estados Unidos. Foi, acima de tudo, um amante da democracia e defensor da paz”, disse Lula.

Ainda segundo o presidente, o ex-mandatário norte-americano, no fim dos anos 1970 pressionou a ditadura militar brasileira pela libertação dos presos políticos.

“Depois, como ex-presidente, continuou militando pela promoção dos direitos humanos, pela paz e pela erradicação de doenças na África e na América Latina”, prosseguiu.

Para o chefe do Executivo, Carter teve um trabalho como ex-presidente, ao longo de décadas, tão ou mais importante do que seu mandato na Casa Branca, entre 1977 e 1981.

“Criticou ações militares unilaterais de superpotências e o uso de drones assassinos. Trabalhou junto com o Brasil na mediação de conflitos na Venezuela e na ajuda ao Haiti. Criou o Centro Carter, uma referência mundial em democracia, direitos humanos e diálogo. Será lembrado para sempre como um nome que defendeu que a paz é a mais importante condição para o desenvolvimento”, finalizou o presidente.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Intoxicação por metanol é diferente do abuso de álcool; veja os sinais

Apesar de quimicamente muito parecido com o etanol – o álcool comum presente nas bebidas -, o…

STF inicia cerimônia de posse de Fachin na presidência da Corte

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou há pouco a cerimônia de posse do ministro Edson…

DR com Demori recebe Leonardo Sakamoto na TV Brasil nesta terça

O jornalista Leonardo Sakamoto é o próximo convidado do programa DR com Demori. No bate-papo, o repórter…