Uma onda de calor intenso tem abarcado a maior parte do Brasil nesta terça-feira. Das 26 capitais, 17 estão experimentando temperaturas máximas acima de 30 graus. Isto está representado nos dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indicando que tais altas temperaturas foram registradas durante a manhã, com a previsão de permanecer na parte da tarde. A máxima para o dia de hoje foi na capital do Mato Grosso, Cuiabá, onde o termômetro atingiu 42°.
Ademais, as capitais que experienciaram temperaturas acima de 30° incluem Rio Branco (36°), Porto Velho (39°), Manaus (36°), Boa Vista (36°), Belém (35°), Macapá (34°), Palmas (38°), São Luis (33°), Teresina (36º), Aracaju (31º), Campo Grande (37°) Goiânia (36°), Brasília (31°), Belo Horizonte (34°), Rio de Janeiro (31°) e São Paulo (31°).
Em paralelo a esta onda de calor, a baixa umidade tem sido outra questão climática predominante. Nesta atual terça-feira, a condição de seca foi verificada em toda a região centro-oeste e também nos estados de Tocantins, Rondônia e Minas Gerais. Outras regiões que estão em um grau de perigo potencial – classificação dada pelo Inmet – envolvem algumas partes das regiões norte e nordeste, estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina (especificamente, os municípios mais distantes do litoral).
No contexto desafiante do clima, a população é aconselhada a tomar medidas preventivas para manter a saúde em dia. Isso inclui o consumo alto de líquidos, evitar o desgaste físico durante as horas mais secas do dia, além da exposição direta ao sol durante as horas mais quentes. Essas medidas tentam minimizar os impactos negativos da baixa umidade e do calor intenso, elementos que podem causar problemas de saúde se não forem devidamente gerenciados.