Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Integração da Inteligência Artificial na Prevenção de Crises Sanitárias: Discussões na Reunião Anual da Rede Pasteur 2024 na Fiocruz

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está sendo o palco da Reunião Anual da Rede Pasteur 2024 até a próxima quinta-feira (23). O propósito do encontro é fomentar o compartilhamento do conhecimento científico global, especialmente tratando da integração da inteligência artificial (IA) e tecnologias avançadas para combater epidemias e outras crises sanitárias.

Assuntos em pauta incluem o impacto das mudanças climáticas nas doenças infecciosas, como a dengue, epidemias e pandemias, como Mpox e gripe aviária. A Rede Pasteur, que realiza o evento, é composta por mais de 30 institutos presentes em 25 países e cinco continentes, todos unidos para combater os desafios da saúde global através da ciência, inovação e políticas públicas de saúde.

Na cerimônia de abertura, que aconteceu na última segunda-feira (20), o médico Manoel Barral Netto, pesquisador da Fiocruz, sublinhou a necessidade de integrar diversas fontes de dados e tecnologia para enfrentar mais eficientemente os desafios da saúde pública. Ele mencionou como exemplo a estratégia utilizada durante a pandemia de Covid-19 no Brasil, onde os dados de vacinação foram fundamentais para avaliar a eficácia das vacinas aplicadas na população.

Peter Piot, pesquisador da London School of Hygiene & Tropical Medicine, opina que é crucial sincronizar discursos, estabelecer cooperações e unificar conhecimentos para lidar com crises sanitárias globais presentes e futuras. Ele alerta para ameaças já em curso, como as mudanças climáticas, que têm um efeito profundo em todas as nossas atividades, incluindo a prática de pesquisa e saúde global.

Outro ponto destacado pelos pesquisadores foi o papel dos avanços da IA no setor de saúde. Quando bem aplicada, a IA permite respostas mais rápidas às crises sanitárias, aumenta a capacidade preditiva e melhora as respostas às pandemias. Amadou Sall, presidente da Rede Pasteur e administrador geral do Institut Pasteur de Dakar, frisou a importância de tornar essas tecnologias acessíveis a todos e do seu uso se dar de maneira ética para reduzir a desigualdade.

VEJA MAIS

Investigado por compra de votos, vereador é reeleito presidente da Câmara de Boa Vista

O vereador Genilson Costa (Republicanos) foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, em…

Síria restringe entrada de libaneses pela fronteira, dizem fontes

O novo governo da Síria impôs restrições aos libaneses que tentam cruzar a fronteira entre…

Suposto envenenamento de família deixa bebê e adulto mortos no Piauí

A Polícia Civil do Piauí investiga o suposto envenenamento de uma família na cidade de…