Cinco institutos federais vão oferecer cursos de tecnologia para 5 mil mulheres a partir de 2025. O projeto faz parte do programa “Mulheres para a Tecnologia Brasileira”, uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Huawei.
Com investimento de R$ 5 milhões da empresa, os institutos federais da Paraíba (IFPB), do Ceará (IFCE), do Maranhão (IFMA), do Piauí (IFPI) e de Sergipe (IFSE) vão ofertar cursos de inteligência artificial, internet das coisas, nuvem e empreendedorismo digital. As mulheres ainda vão receber uma bolsa-formação para permanência no curso.
Segundo o MEC, estudantes da rede federal terão prioridade nas vagas.
O objetivo do programa, anunciado na última quarta-feira (11), em João Pessoa (PB), é incluir mais mulheres na tecnologia, principalmente aquelas em situação de vulnerabilidade. Por isso, aquelas que fizerem os cursos receberão a bolsa-formação.
A reitora do IFPB, Mary Roberta, comentou que o projeto tem o papel de trazer as mulheres para o mundo tecnológico, “para que elas possam dar sua contribuição à sociedade, para que seus cérebros sejam aproveitados e que o lado humano e feminino esteja em todos os lugares”.
Pesquisa revela as áreas de estudo mais desejadas pela geração Z