Acusada de lavagem de dinheiro originado de jogos ilegais, a influenciadora digital e advogada Deolane Bezerra, de 36 anos, conseguiu um habeas corpus. Sua detenção acontecia na Colônia Penal Feminina do Recife, mas nesta segunda-feira (9) ela foi solta e passará a cumprir prisão domiciliar com o uso de tornozeleira eletrônica.
Bezerra, juntamente com sua mãe, foi presa durante a Operação Integration, realizada na semana passada. Ela é acusada de estar por trás da criação de um site de apostas ilícitas para lavar dinheiro de jogos ilegais, conforme a Polícia Civil de Pernambuco. Tais ações foram tomadas contra um grupo suspeito de movimentar cerca de R$ 3 bilhões provenientes de jogos de azar.
A decisão judicial que liberou Bezerra também beneficiou Maria Eduarda Filizola, esposa do dono da Esportes da Sorte, Darwin Henrique da Silva Filho. As duas foram favorecidas pela legislação brasileira que permite a substituição da prisão preventiva por domiciliar para gestantes, lactantes, mães de crianças de até 12 anos e pessoas com deficiência.
O site Esportes da Sorte, administrado pelo grupo HSF Gaming com sede em Curaçao, um paraíso fiscal caribenho, também está sendo investigado.
A Operação Integration, realizada pela polícia pernambucana com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública e da Interpol contou ainda com a participação dos agentes das forças de segurança de vários estados brasileiros. O objetivo das investigações em andamento é rastrear o movimento de mais de R$ 3 bilhões, a maior parte oriunda de jogos ilegais, realizados entre janeiro de 2019 e maio de 2023.
Os profissionais de segurança acreditam que para camuflar a origem do dinheiro, várias empresas de diferentes setores foram usadas, contando até com fracionamento de depósitos em dinheiro, transações financeiras com imediato saque e aquisição de muitos bens de luxo.
Mesmo com a prisão de Deolane Bezerra e de outros envolvidos, as investigações continuam a fim de conseguir desmantelar essa rede de jogos ilegais e impedir que esses comportamentos criminosos continuem prejudicando a sociedade.