Indústria recebe com “satisfação“ acordo Mercosul-UE, diz Fiesp

O acordo de livre comércio firmado entre o Mercosul e a União Europeia foi recebido com “satisfação” pela indústria brasileira, de acordo com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Para a entidade, a finalização do acordo permitirá aos integrantes do Mercosul um instrumento para lidar com as mudanças comerciais e geopolíticas.

Os líderes dos dois blocos econômicos anunciaram a assinatura do acordo nesta sexta-feira (6). O anúncio foi realizado na cidade de Montevidéu, no Uruguai, durante a cúpula do Mercosul.

“Em um momento em que os países parecem estar optando por protecionismo, Mercosul e UE dão exemplo ao finalizar o acordo que dá contornos a um dos maiores blocos comerciais do mundo, com um mercado de 700 milhões de consumidores e um PIB nominal de mais de US$ 20 trilhões”, diz a Fiesp em nota.

Segundo a entidade, a conclusão do acordo reconhece as boas práticas ambientais e de sustentabilidade do setor produtivo brasileiro.

O Acordo traz um mecanismo para proteger o Mercosul de Lei Antidesmatamento da União Europeia, que prevê a proibição da importação para a UE de produtos originários de áreas que foram desmatadas a partir de 2020.

“A indústria confia que o acordo será um espaço de diálogo para a promoção do comércio em bases justas, como forma de superar eventuais medidas que restrinjam o fluxo de bens e serviços entre os blocos econômicos”, diz a nota.

A Fiesp diz também “confiar” em um espaço de diálogo para a promoção do comércio em bases justas, como forma de superar eventuais medidas que restrinjam o fluxo de bens e serviços entre os blocos econômicos.

“A Fiesp seguirá atuante para que possamos aproveitar este período de reduções tarifárias e viabilizar as ações necessárias para elevar a competitividade dos setores produtivos do Brasil”, diz o texto.

O Brasil representou mais de 80% do fluxo de US$ 112 bilhões de comércio entre Mercosul e UE em 2023, segundo a Fiesp.

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Brasil leva 6 medalhas no 2º dia do Mundial de atletismo paralímpico

O segundo dia de provas no Mundial de atletismo paralímpico em Nova Déli, na Índia,…

Livro digital aborda questões de segurança nas escolas

Escrito por 33 especialistas como advogados, administradores, diretores de escolas, empresários, engenheiros, especialistas em segurança…

Festival celebra cultura latino-americana em São Paulo, neste domingo

São Paulo é o estado brasileiro com maior número de imigrantes e, para representar e…