Indícios de Ação Coordenada em Incêndios Florestais, Aponta Policia Federal

A Policia Federal do Brasil está investigando uma série de incêndios florestais que vem devastando grandes áreas do país e evidencias apontam para possível ação coordenada. O delegado Humberto Freire de Barros, que atua como diretor de Amazônia e Meio Ambiente da Policia Federal, em entrevista a Globo News, afirmou que alguns dos incêndios podem ter sido resultado de ação planejada.

Humberto Barros, com base em investigações preliminares, revelou que houve o inicio simultâneo de diversos focos de incêndio, o que indicaria uma ação coordenada. Alguns incêndios começaram quase que ao mesmo tempo. Isso traz o indício de que podem ter acontecido ações coordenadas. É um ponto inicial da investigação, disse ele.

Essa hipótese ganha força e credibilidade com o recente posicionamento do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino. O ministro defende a investigação e punição para quem provoca queimadas ilegais e afirma que há evidências claras de ação humana na origem de parte dos incêndios que assolam o país.

“Há ação humana. Por isso, o Supremo vem com essa ideia de diálogo, mas, ao mesmo tempo, de coerção, investigação e punição dessa ação humana, declarou o ministro. A preocupação é que essas ações coordenadas visem especialmente áreas de proteção ambiental, como a Amazônia e o Pantanal.

Até o momento, para combater as queimadas, estão mobilizados 842 profissionais e 18 aviões, conforme dados do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. O levantamento mais recente aponta para 116 incêndios registrados e 83 já extintos. As investigações seguem em curso, com o objetivo de identificar e punir os responsáveis pelos incêndios. Essa possível ação coordenada transforma não só o cenário natural brasileiro, mas amplia o debate sobre políticas de proteção ao meio ambiente e medidas eficientes para prevenir ações ilícitas na natureza.

VEJA MAIS

Verstappen larga na frente no GP da Arábia Saudita de Fórmula 1

Em busca do pentacampeonato consecutivo, o holandês Max Verstappen teve bom desempenho neste sábado (19),…

Governo quer conectar todas Unidades de Saúde Indígena até 2026

O governo federal planeja interconectar todas as unidades de saúde indígena do Brasil até o…

Governo brasileiro lamenta naufrágio no Congo que deixou 148 mortos

O governo brasileiro manifestou solidariedade às famílias das vítimas do naufrágio de uma embarcação na…