Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Incêndio Voraz: Floresta da Tijuca Enfrenta Chamas Por Mais de 14 Horas

Um longo dia de batalhas e preocupação foi vivenciado pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, que ficou mais de 14 horas combatendo três focos de incêndio na Floresta da Tijuca – a maior floresta urbana do mundo. Este é um duro desafio que envolve proteções de diversas espécies da flora e fauna.

Um dos focos de incêndio foi localizado próximo às torres de televisão, no alto do Sumaré. Felizmente, a ação dos bombeiros foi rápida e efetiva, conseguindo controlar o fogo para que as chamas não se propagassem para os prédios das torres de rádio e TV.

Entretanto, as chamas se espalharam também pelo Morro da Formiga, uma comunidade da Tijuca, e o Parque do Grajaú, ambas áreas situadas na zona norte da cidade. Para auxiliar no combate às chamas, militares do Grajaú, da Tijuca e de Vila Isabel, além de unidades do Quartel Central, empregaram helicópteros, drones, abafadores e bombas costais.

Apesar do intenso esforço, a localização dos incêndios em áreas de mata fechada e de difícil acesso trouxe grandes dificuldades para que as equipes dos bombeiros conseguissem chegar por terra aos focos de incêndio.

O Corpo de Bombeiros informou que, por volta das 21h20, dois focos de incêndio já tinham sido controlados. Porém, pequenos focos de fogo ainda atuavam no Sumaré, região da Floresta da Tijuca, localizada no Parque Nacional da Tijuca (PNT).

Esta área de alta importância de conservação abriga vegetação predominante da Floresta Ombrófila Densa Secundária, onde vivem mais de 1.600 espécies vegetais, sendo 433 dessas ameaçadas de extinção. Entre as espécies que podem ser encontradas lá, destacam-se o angico, a quaresmeira, a embaúba, a paineira, o ipê-amarelo, o jequitibá, o cedro, a copaíba e o pau-ferro.

Os incêndios florestais se intensificaram na região em meio a um dia de calor extremo, com temperaturas chegando a 40º C. Este incidente foi um dos inúmeros que os bombeiros têm combatido desde a criação do Gabinete de Gestão de Crise para combate aos incêndios no estado, no dia 12 de setembro. Desde então, mais de 2.617 incêndios florestais foram combatidos.

VEJA MAIS

Estudo mostra que Bolsa Família reduziu mortes por tuberculose

O programa federal de transferência de renda Bolsa Família foi determinante para a redução de…

Prefeito de BH é internado com insuficiência respiratória aguda

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, voltou a ser internado nesta sexta-feira (3). De…

Equipes de Biden e Trump discutem segurança em posse após ataque em Nova Orleans

A Casa Branca anunciou nesta sexta-feira (3) que está trabalhando junto à equipe de transição…